terça-feira, 6 de março de 2012

CONHECE ESTA DIETA?


Dieta do soro promete perda de 10% da gordura em 10 dias; conheça o método


Uma dieta radical faz com que a pessoa passe dez dias sem comer absolutamente nada. Chamada de Dieta Cetogênica de Nutrição Enteral ou KEN, ela se consiste em se alimentar de apenas uma fórmula líquida composta de proteína e de nutrientes, inserida em gotas diretamente no estômago através de uma sonda. As informações são do Daily Mail.
Uma bomba elétrica se encarrega de proporcionar dois litros da fórmula ao longo de 24 horas. Quem faz a dieta pode levar uma vida normal, desde que carregue a bolsa com a fórmula e se alimente do líquido durante a noite. Ao longo do dia, a pessoa pode beber água, chá e café sem leite, açúcar ou adoçante.
Os pacientes poderiam comer e beber coisas fora do cardápio, porém após os primeiros dias eles deixam de sentir fome. Além disso, escolheram fazer a dieta. KEN força o corpo a usar a própria gordura para obter energia. Cada ciclo da dieta retira até 10% do peso em apenas 10 dias. O resultado acontece sem perda de massa muscular e sem causar fome.
A dieta sem alimentos surgiu na Itália e virou febre no país. Foi inventada por Gianfranco Cappello, professor associado de cirurgia geral da Universidade de La Sapienza de Roma. Cappello é um especialista mundial em alimentação artificial e tratou, com sucesso, 40 mil pacientes com a dieta KEN.
O método chegou à Grã-Bretanha e foi introduzido por Ray Shidrawi, gastroenterologista consultor altamente respeitado no NHS Homerton University Hospital, em Londres. Ele acredita que a dieta pode ser o futuro para a perda de peso no Reino Unido.
"Sem carboidratos, duas coisas acontecem", disse ele. "Primeiro, você não sente fome. Segundo, seu corpo começa a queimar as reservas de gordura a uma taxa enorme. Quando a dieta é administrada consistentemente ao longo de 24 horas, o corpo permanece no modo de queima de gordura. Quanto mais pesado você for, mais peso você perde", explicou Shidrawi.
A nutricionista e porta-voz da British Dietetic Association, Helen Bond, tem dúvidas sobre a segurança do método. "Me choca que pessoas estejam dispostas a ter um tubo inserido no nariz para emagrecer. Pode imaginar indo a uma reunião com este tubo no nariz?", questionou.
Ela afirmou que com a restrição de calorias da KEN é natural que a pessoa perca peso. No entanto, segundo a nutricionista o saudável é a perda de 2kg a 3 kg por semana, durante um longo período. "As razões psicológicas e emocionais para o excesso de comida também precisam ser abordadas", disse ela.
Porém, Shidrawi está convencido de que é seguro. "Antes de testar em um paciente, fizemos uma análise médica detalhada. Verificamos sua composição corporal - quanto é gordura, quanto é músculo. Do total, 66% da perda de peso é gordura e 30% é água."
A dieta KEN não é indicada para pessoas com insuficiência renal ou alergia a proteínas do leite. O principal efeito colateral é a constipação, causada por uma total falta de fibra. Mas todos os pacientes recebem laxantes. Cetonas (criadas quando o seu corpo queima sua própria gordura) são expelidas através da urina e da respiração, assim que um outro efeito colateral é o mau hálito.



Nenhum comentário: