quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA MUNDIAL DO RIM


Dia Mundial do Rim chama atenção para doença crônica



Em Minas Gerais, existem mais de dez mil pessoas em tratamento.
Enfermidade faz rim parar de funcionar.


 Dia Mundial do Rim é comemorado nesta quinta-feira (8) para chamar a atenção da população sobre a doença renal crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a enfermidade será a epidemia do século XXI. Em Minas Gerais, existem mais de dez mil pessoas em tratamento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

O diretor da Sociedade Mineira de Nefrologia, José Augusto Meneses, explicou que a doença crônica renal faz os órgãos pararem de funcionar, mas que é silenciosa nos estágios iniciais. Pessoas que têm pressão arterial alta, diabetes, sobrepeso, que são sedentárias e tabagistas têm maiores fatores de risco e devem realizar exames.
 Segundo Meneses, a realização de exames como o de urina rotina e o de medição do nível de creatinina no sangue são importantes para constatação da doença. Ele conta que mudanças no estilo de vida como uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos são medidas simples mais importantes para evitar que o problema desenvolva.


Nesta quinta-feira (8), estão sendo feitas em Minas atividades em praças públicas e centros de nefrologia para chamar a atenção da população. Em Belo Horizonte, na Praça da Estação, estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estarão alertando os belo-horizontinos.


Nenhum comentário: