quarta-feira, 14 de março de 2012

EMISSÃO DE CNH - FALHA GERAL DO SISTEMA


Falha impede emissão de carteiras de motorista em todo o país



SÃO PAULO e RIO - Uma falha no sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que presta serviços ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aos Detrans estaduais, impediu, nesta terça-feira, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. Além do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), a falha também afetou outros serviços: o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde são computadas todas as infrações cometidas pelo motorista fora do estado onde um veículo foi registrado e licenciado.
De acordo com o Denatran, o problema foi detectado no início da madrugada desta terça-feira, e a previsão inicial era de que o restabelecimento ocorreria por volta das 10h. Técnicos do Serpro, no entanto, identificaram e corrigiram a falha somente ao longo da tarde. O sistema foi normalizado, de acordo com a empresa, às 18h30m.
Em nota, o Serpro diz que houve um problema "entre a base de dados e a aplicação, sem afetar a integridade das informações". Ainda não há informações do impacto da falha no sistema em todo o país.
De acordo com o Denatran, foram registradas oscilações consideradas pontuais nos serviços do Renavam e do Renainf, entre outros, nos Detrans do Rio de Janeiro e São Paulo, os principais do país.
Veículos não puderam ser registrados no Rio
No Rio, em comunicado, o Detran disse que "a falha bloqueou apenas a emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículo), obrigatório para os procedimentos relativos à primeira licença (emplacamento), transferência de propriedade e transferência de município". Para os clientes que requeriam o serviço, o atendimento foi manual.
A assessoria de imprensa do Detran do Rio informou que cerca de 4.200 habilitações são emitidas diariamente - nos casos de primeira habilitação, segunda via e troca de categoria para o motorista. Nesta terça-feira, nenhuma foi emitida.
Já em São Paulo, o Detran informou, em nota, que esteve "impossibilitado de emitir Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e realizar serviços que exijam de consulta ou validação junto à base de dados nacional, como início do processo de habilitação, transferências de documentos e veículos e comunicação de venda". Por conta disso, tanto nos postos do Detran paulista quanto nos do Poupatempo, o atendimento ocorreu de forma parcial, ainda segundo o comunicado.
A transferência de pontos de multas de uma Carteira Nacional de Habilitação para outra terá de ser feita com reconhecimento de firma a partir de julho deste ano, segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Atualmente, quando o proprietário recebe o aviso de uma multa que ele não tenha cometido, há a possibilidade de repassar a pontuação para o verdadeiro autor da infração somente preenchendo e assinando um formulário que aparece no aviso de multa.
De julho em diante, esse procedimento continuará valendo, mas será necessário também ir a um cartório reconhecer assinaturas do proprietário do veículo e do autor da infração no formulário.

Nenhum comentário: