segunda-feira, 12 de março de 2012

RJ - COMEÇA HOJE A GREVE QUE AFETARÁ BANCOS TAMBÉM


Greve dos vigilantes começa nesta segunda


Começa hoje (12), a greve dos vigilantes em todo o Estado do Rio. Este ano, de acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Sul Fluminense, Rosemar Rodrigues, a paralisação não ficará limitada aos bancos. Ele afirmou que a categoria vai parar em todos os estabelecimentos que utilizam a segurança privada, como bancos, shoppings e grandes indústrias.
- Segundo avaliação, a expectativa é que esta greve atingirá não só os bancos, como ocorreu na última greve do ano passado, como também hospitais, órgãos públicos, escolas, shopping centers, etc - disse Rosemar.
Com isso, há risco de suspensão de atividades em shopping centers, faculdades, grandes indústrias, órgãos públicos que usem vigilância terceirizada e estabelecimentos comerciais de grande porte que se utilizem de vigilantes terceirizados, como algumas lojas de departamentos e hipermercados.
- Sabemos que isso pode trazer problemas para a população, mas não nos restou alternativa. As empresas que prestam serviços de segurança se recusam a melhorar a proposta que apresentaram, e que não é suficiente para atender a nossas reivindicações. Como eles encerraram a negociação, a greve é o único caminho para chegarmos a um resultado razoável para a classe - declarou o sindicalista.
A decisão de iniciar a greve hoje foi tomada para garantir que todos os sindicatos da categoria, no Estado do Rio, tivessem condições de cumprir os requisitos da Lei de Greve. Na terça-feira, o presidente do Sindicato dos Vigilantes da região passou a tarde percorrendo órgãos públicos para informar sobre a greve. Ele comunicou o início do movimento à Polícia Federal, à Polícia Militar e ao Ministério do Trabalho. Na quarta-feira, ele entregou o ofício comunicando a greve ao sindicato patronal, no Rio.
O Sindicato dos Vigilantes de Angra dos Reis, que ficou fora da greve no ano passado, teve mudança de diretoria e este ano assinou a declaração conjunta informando que vai aderir ao movimento.
Os vigilantes reivindicam reajuste salarial equivalente ao INPC mais 10% de ganho real, ticket refeição de R$ 16,50, redução do desconto do ticket refeição de 20% para 5%, 30% de risco de vida em março deste ano e plano de saúde para os vigilantes e seus dependentes. As empresas estão oferecendo a reposição do INPC, com zero de ganho real.
No ano passado, a greve dos vigilantes fechou todas as agências de bancos da região e durou de 11 a 28 de abril. O movimento chegou a causar problemas para empresas e consumidores, que tiveram dificuldades para fazer as transações bancárias mais comuns, como depósitos, saques e pagamentos de contas, já que as lotéricas e caixas automáticos não foram suficientes para atender a demanda.

Nenhum comentário: