quarta-feira, 7 de março de 2012

SISTEMA DE APOSENTADORIA NO BRASIL


Jornal diz que sistema de aposentadoria 'extravagante segura crescimento' do Brasil


Para 'Financial Times', alto custo é responsável por crescimento 'voo de galinha' do país.
Uma reportagem do jornal britânico Financial Times publicada nesta quarta-feira afirma que o sistema 'extravagante' de aposentadorias do Brasil está 'segurando o crescimento' do país.

A reportagem aparece em uma página cuja manchete destaca que o Brasil se tornou a sexta maior economia do mundo, ultrapassando a Grã-Bretanha, após o anúncio feito na terça-feira pelo IBGE dos números do PIB de 2011.
O texto sobre aposentadorias, assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, cita o exemplo de uma filha de um veterano da Segunda Guerra Mundial, que herdou a aposentadoria do pai - um direito fixado pela lei brasileira. Por sentir que se trata de uma injustiça, a filha doa o dinheiro para caridade todo mês.
'Ela não é a única que sente desconforto com o sistema demasiadamente generoso de aposentadorias do país', escreve o jornal. 'O seu custo extravagante contribui para distorções na economia que, segundo analistas, evita que o Brasil atinja índices potenciais mais altos de crescimento do produto interno bruto.'
O jornal afirma que o grande gasto do governo com aposentadorias e salários - e a falta de poupança interna - é geralmente considerado o culpado pelo 'padrão 'voo de galinha' do crescimento' do Brasil - caracterizado por rápidos movimentos de 'superaquecimento' e desaceleração nos últimos dois anos.
'Esperança'
O Financial Times afirma que na semana passada, a Câmara dos Deputados ofereceu um 'raio de esperança' ao aprovar o Fundo de Previdência Complementar para os Servidores Públicos Federais (Funpresp), sistema que torna as aposentadorias públicas mais parecidas com o sistema privado. O projeto ainda precisa ser votado no Senado.
A reportagem de Leahy defende que o alto custo das aposentadorias no Brasil 'restringe o dinheiro que o governo têm à sua disposição para investimentos em infra-estrutura, educação e outras áreas, contribuindo para a inflação ao restringir a capacidade da economia de fornecer bens e trabalho.'
Segundo o jornal, a alta inflação contribui para juros mais altos, que - combinados com impostos caros para cobrir as aposentadorias - elevam o custo de se fazer negócios no Brasil. Outro problema seria o envelhecimento gradual da população brasileira, que gera pressões maiores no sistema de aposentadorias.
Na reportagem de manchete, o Financial Times lembra que o Brasil ultrapassou a Grã-Bretanha como sexta maior economia do mundo, apesar da desaceleração recente da economia brasileira.
O jornal afirma que a queda segue o mesmo padrão observado em outros países emergentes, que também tiveram desaceleração nos últimos trimestres do ano.
'No Brasil, o crescimento fraco pode dar impulso ainda maior aos esforços do Banco Central de cortar a Taxa Selic de juros referenciais, quando o seu comitê de política econômica se reunir hoje [quarta-feira] à noite.'

Nenhum comentário: