sexta-feira, 16 de março de 2012

VISTO PARA OS EUA - MAIS FÁCIL


Tirar visto para os EUA está mais rápido


RIO - A lendária - e gigantesca - fila que se formava diariamente na porta do consulado americano no Centro do Rio está ficando menor. Depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu sinal verde para que os viajantes brasileiros tivessem seus pedidos de visto agilizados, a missão diplomática que atua na cidade vem fazendo mutirões, contratando pessoal extra e realizando pesquisas para tentar diminuir a via crucis dos que querem viajar para a terra do Tio Sam. De acordo com dados do consulado, em um ano, o volume de pessoas atendidas cresceu 69%. Em fevereiro passado, houve um aumento de 71% em relação ao mesmo mês de 2011. Amanhã, dia 17, o endereço da Avenida Presidente Wilson terá mais um "Super saturday", mutirão que, uma vez por mês, sempre ao sábados, abre as portas dos consulados do Rio e de São Paulo e da embaixada dos EUA, em Brasília, para atender à demanda. A iniciativa beneficia qualquer pessoa que queira tirar o visto - ou seja, é mais um dia para conseguir a autorização no passaporte, já que normalmente isso é feito só de segunda a sexta-feira.
- Estamos realizando vários esforços para aumentar o número de atendimentos. Por exemplo, desde setembro, passamos a ter dois turnos para entrevistas. Antes, só havia o horário das 8h ao meio-dia. Agora, há entrevistas das 7h30m às 16h. Além disso, entre agosto de 2011 e março deste ano, contratamos só para o Rio mais cem entrevistadores, que trabalharam em vários períodos no consulado - explicou a vice-cônsul Tanya Salseth, acrescentando que a média de atendimento é de duas mil pessoas por dia.
Atualmente, o consulado garante que o tempo de espera para agendar uma entrevista é de no máximo duas semanas. E que a taxa de aprovação é de 95%. Na sexta-feira passada, o site oficial do consulado do Rio informava que a fila de espera era de quatro dias. Quando o presidente Barack Obama esteve no Brasil, em março do ano passado, era preciso amargar em média 105 dias para conseguir uma vaga de entrevista.
- Eu já tenho visto e, quando estive aqui, há dois anos, precisei esperar dois meses para agendar minha entrevista. Meu sobrinho conseguiu vaga rapidamente, em menos de uma semana. Isso é muito bom - disse Ana Maria Louzada, que na semana passada aguardava o sobrinho do lado de fora do prédio do consulado. - Vim para segurar o celular dele, já que é proibido entrar com o aparelho.
Em 2010, foram registrados 627.397 atendimentos em todo o Brasil. Somente no Rio, foram 153.063. Em 2011, foram 944.868 em todo o país e 259.203 no Rio. A meta do consulado é chegar a 2013 com a marca de 1,8 milhão de atendimentos em todo o Brasil.
Segundo Tanya Salseth, o tempo de permanência no prédio do consulado é atualmente de 40 minutos. As entrevistas propriamente ditas duram em média dois minutos.
- Estamos fazendo pesquisas para avaliar o tempo gasto em cada setor do consulado: da entrada no auditório até a entrevista. Nosso objetivo é atender cada vez melhor - disse ela.
Apesar de todo o esforço, alguns futuros turistas ainda reclamam da falta de conforto dentro do prédio.
- A fila foi pequena, em comparação com a que o meu marido enfrentou no ano passado, mas lá dentro demorou uma hora para eu ser atendida. E havia várias pessoas em pé no auditório. Sem contar que acho constrangedor todo mundo poder ouvir o que a gente fala no guichê - disse a administradora de empresas Maria Júlia Souza.

Nenhum comentário: