terça-feira, 13 de março de 2012

VOCÊ COME CARNE? PENSE!


Consumo diário de carne aumenta risco de morte precoce, diz pesquisa



Para diminuir esses riscos, pesquisadores recomendam substituir as porções de carne vermelha por peixe, frango, verduras e legumes ricos em ferro como feijão, lentilha e espinafre.


Um estudo realizado em uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de doenças graves - que podem levar à morte precocemente.
Foram quase 30 anos acompanhando 120 mil pessoas para chegar a essa conclusão: o consumo de carne vermelha pode aumentar o risco de morte precoce.
O estudo da universidade de Harvard mostrou que comer uma porção de carne vermelha diariamente eleva a possibilidade de morrer mais cedo em 13% e aumenta o risco de desenvolver doenças do coração, câncer e dois tipos de diabetes.
E a porção que os cientistas consideraram nesse estudo não é grande não. Apenas 85 gramas de carne. E se essa carne for processada, os riscos são ainda maiores.
Linguiça, salsicha, hambúrguer. Podem aumentar a mortalidade prematura em 20%.
Nós conversamos pela internet com o coordenador da pesquisa, doutor An Pan.
Ele explica que a carne tem gordura saturada, que prejudica as artérias, e que a processada oferece ainda mais risco para a saúde porque possui conservantes como o nitrato de sódio que pode elevar a pressão do sangue.
Para diminuir esses riscos os pesquisadores recomendam substituir as porções de carne vermelha por peixe, frango, verduras e legumes ricos em ferro como feijão, lentilha e espinafre.
“Mas isso não significa que todos nós agora precisamos virar vegetarianos”, diz o pesquisador.
Segundo ele, se o consumo de carne fosse reduzido para pelo menos meia porção ao dia, entre 7% e 9% das mortes de pessoas acompanhadas pelo estudo poderiam ter sido evitadas.
Diminuir o consumo para duas ou três vezes por semana já seria um bom começo diz ele. Eu gosto de um bom churrasco. Mas o importante é conseguirmos ter moderação e comer com qualidade.

Nenhum comentário: