sábado, 2 de junho de 2012

AINDA SOBRE SUA SAÚDE


‘Privação do sono é uma coisa muito séria para a saúde’, alerta nutricionista



A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (26) sobre a insônia, e de como podemos evitá-la com a ajuda da alimentação. Nesta coluna, Karin mostra o poder sedativo de alguns alimentos e qual o melhor momento do dia para ingeri-los. Ela fala também sobre a importância de exercícios físicos e como o stress é um grande vilão para o sono.

De acordo com a nutricionista, a insônia é caracterizada pela incapacidade de dormir, seja pela dificuldade de adormecer, ou por permanecer em repouso somente em um curto período de tempo.

“A privação do sono é uma coisa muito séria para a saúde”, alerta a nutricionista. Segundo ela, dormir bem ajuda o organismo a recuperar as lesões, a cicatrização e ajuda também no rejuvenescimento. Para se ter uma boa saúde e uma qualidade no cotidiano é preciso dormir bem.

O primeiro passo, segundo Karin, é descobrir a causa da insônia, pois os motivos são diversos; desde problemas de saúde, consumo de alguns medicamentos, excesso de exercício à noite, muito calor ou muito frio, dores, cãibra, dificuldade de respirar e até mesmo o consumo de bebidas estimulantes, como café, refrigerantes a base de cola e bebidas alcoólicas.

As dicas de alimentação para melhorar o sono estão relacionadas às vitaminas e minerais que estimulam o relaxamento dos músculos e dos nervos. A nutricionista explica que à noite é interessante que se consuma verduras, pois esses alimentos são ricos em magnésio. O pão e o arroz integral, as sementes e as castanhas também são alimentos que possuem boas quantidades de magnésio. A vitamina B6, que também exerce a função de relaxamento, pode ser encontrada na cebola, na cenoura, nos alimentos integrais e até no abacate.
 
Karin Honorato explica que o triptofano é importante para formar a serotonina e a melatonina, o hormônio do sono. Segundo a nutricionista, os alimentos que ajudam a produzir triptofano são: aveia, amendoim, semente de abóbora, arroz integral, lentilha, feijão, banana e iogurte. A nutricionista acrescenta ainda que se o consumo de fontes de B3, como os peixes, as carnes, e os ovos, for insuficiente, o triptofano vai se transformar em B3 e, dessa forma, não vai ajudar na produção do hormônio do sono. “Por isso concentre-se em consumir algum desses alimentos à noite, e consumi-los, sempre que possível, durante o dia também”, explica Karin.

“O stress também é um grande vilão para a insônia”, alerta a nutricionista que diz que pessoas muito estressadas precisam controlar isso, principalmente, para relaxar. Ela esclarece que o cortisol, que é o hormônio do stress, é liberado quando alimentos que viram açúcar são consumidos à noite.

Ervas como camomila, melissa, cidreira, valeriano e mulungu também são muito interessantes para proporcionar um sono de qualidade. Segundo Karin, essas ervas são sedativas e ajudam no relaxamento muscular e dos nervos. E um alimento que merece destaque, de acordo com a nutricionista, é a aveia. Pois é um alimento que tranquiliza o corpo e acalma os nervos.

E para finalizar, a nutricionista diz: tome um bom café da manhã, pratique exercícios físicos e não se esqueça de que um quarto mais escurinho ajuda a produzir melatonina.

Nenhum comentário: