domingo, 10 de junho de 2012

ATENÇÃO À SUA SAÚDE


Dieta restritiva pode enfraquecer os ossos?



Segundo nutricionista, uma alimentação de baixas calorias deve ser complementada com mais cálcio.



Quem segue uma dieta de baixas calorias por muito tempo deve ficar atento os tipos de alimentos que consome e àqueles que se deixa de lado. Muitas vezes a falta de nutrientes essenciais pode gerar carência de vitaminas ou minerais, que devem ser repostos.
Uma dúvida frequente é se uma dieta restritiva de calorias pode enfraquecer os ossos. Para responder essa pergunta, a nutricionista Aline Nascimento, que esclareceu que esse tipo de regime só interfere no enfraquecimento dos ossos, se for pobre em cálcio. “Se o consumo for de poucas calorias, mas rico em cálcio, a rotina alimentar não irá interferir na força dos ossos. O indicado é que se ingira cerca de 1000 miligramas de cálcio/dia, que é a quantidade mínima necessária para a manutenção óssea”, afirma a nutricionista.
Porém, é importante destacar que as dietas muito restritivas não são saudáveis, podendo levar à fadiga, constipação e até náuseas. A nutricionista Aline Nascimento alerta ainda que as dietas de muito baixas calorias não devem ser feitas por pessoas com alguns tipos de doenças como diabetes, problemas cardíacos, além de insuficiência hepática ou renal.
Por isso, mantenha uma alimentação balanceada, inserindo vegetais, frutas, proteínas e carboidratos integrais, sem se esquecer do cálcio para a manutenção dos ossos. O mineral é encontrado nos derivados de leite e vegetais de folhas verdes escuras.

Nenhum comentário: