terça-feira, 12 de junho de 2012

CLIMA X ENERGIA


Clima pode fazer país perder 30% da capacidade de geração de energia


As mudanças climáticas podem exigir do Brasil investimento adicional em geração elétrica de cerca de US$ 50 bilhões até 2035, ou 2040, prevê o pesquisador Roberto Schaeffer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os recursos seriam necessários para compensar perdas de até 30% na capacidade de geração instalada nas usinas hidrelétricas do país com o aumento dos períodos secos ocasionados pelas alterações de clima.
Schaeffer, que participa das discussões mundiais sobre mudanças climáticas, falou nesta terça-feira em um painel sobre clima e outras mudanças ambientais no Fórum sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, que começou na segunda-feira e vai até sexta-feira no campus da PUC-RJ.
'Para o mercado não ficar desabastecido [em consequência do efeito das mudanças climáticas sobre a oferta de água para as hidrelétricas] o país teria que instalar outras plantas [térmicas a gás] que iriam repor a energia perdida das fontes hídricas, sobretudo aquelas a fio d´água [sem reservatórios]', disse Schaeffer. 'Seria uma espécie de seguro pelas mudanças climáticas, algo que estimamos em cerca de US$ 50 bilhões [até 2035].'
O investimento poderia incluir, além de usinas térmicas, reforço às linhas de transmissão de energia elétrica para fazer com que o sistema brasileiro fique 'invulnerável' à mudança climática, disse o pesquisador.

Nenhum comentário: