quinta-feira, 21 de junho de 2012

VINDIMA GAÚCHA


RS tem a segunda maior colheita de uva da história, diz Ibravin



Mesmo com estiagem e granizo em dezembro, safra de 2012 foi farta.
Foram processados 696,1 milhões de quilos de uvas no estado.


Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divulgados nesta quinta-feira (21) na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) apontam uma supersafra de uva em 2012 no Rio Grande do Sul. Foram processados 696,1 milhões de quilos de uvas no estado. A safra ficou bem perto do recorde estabelecido no ano passado, que fechou com a colheita e o processamento de 709,6 milhões de quilos.
O estado é responsável por cerca de 90% da elaboração brasileira de vinhos e 55% da produção de uvas, segundo a Ibravin. A supersafra agrava os problemas vividos pelo setor vitivinícola brasileiro. As vinícolas instaladas no estado possuem 268,9 milhões de litros em estoque. A preocupação é com a falta de espaço na indústria para receber a próxima safra.
"O volume excedente está mais de 100 milhões de litros acima do normal, que é um estoque de passagem ao redor de 150 milhões de litros", afirmou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.
Com a nova safra de uva, que deve gerar 436,4 milhões de litros de vinho e derivados, a projeção é fechar o ano com 306 milhões de litros estocados, o maior volume desde 2009, quando havia um acúmulo de 313 milhões de litros de vinhos e derivados. "A grande safra deste ano coloca o setor em alerta, pois os estoques são ainda maiores. Estamos esperando desde 2010 por medidas de redução dos estoques de vinhos finos e de mesa", observou Paviani. 
Segundo o Ibravin, se as videiras gaúchas não tivessem sofrido com o granizo e com a seca, esta seria a maior safra já colhida no estado.

Nenhum comentário: