quinta-feira, 14 de junho de 2012

CONDENAÇÃO DA ARCELORMITTAL


Siderúrgica pagará US$ 25 mi a ex-funcionário por discriminação racial



A companhia siderúrgica ArcelorMittal terá de pagar US$ 25 milhões de indenização a um ex-funcionário da fábrica da cidade de Lackawanna (Nova York) por discriminação racial durante anos, publicou nesta quarta-feira o jornal Buffalo News.
Elijah Turley, um afro-americano que trabalhou para a gigante do aço entre 2005 e 2008, receberá a quantia após o júri encarregado do caso decidir por unanimidade considerar a empresa como responsável pela cultura de discriminação racial que se instaurou na fábrica.
Durante o julgamento de três semanas, Turley declarou ter sofrido assédio dos colegas de trabalho, que, segundo ele, o chamavam de "macaco". Afirmou que uma vez chegou a encontrar um macaco de pelúcia pendurando do espelho retrovisor de seu automóvel.
"É absolutamente impactante que um caso como este esteja nos tribunais em 2012", disse em suas alegações finais o advogado do trabalhador, Ryan Mills, para quem a situação "deveria ser vista como atroz e intolerável em uma sociedade civilizada".
Turley revelou também durante o julgamento que, numa ocasião, encontrou dizeres pichados alusivos ao Ku Klux Klan (grupo americano que prega o racismo) nas paredes da fábrica onde trabalhou durante 14 anos.
Após conhecer a sentença, a ArcelorMittal emitiu um comunicado de imprensa no qual garantiu que a empresa adota a política de "tolerância zero" à discriminação e ao assédio, e deixou entrever a possibilidade de recorrer da sentença. "Estamos surpresos pela decisão de hoje. Consideramos a multa excessiva", acrescentou a nota da empresa.

Nenhum comentário: