terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL


Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para a conscientização ambiental



Ações no interior do Estado tentam amenizar os danos à natureza.
Rios do Maranhão estão sendo degradados.


No Dia Mundial do Meio Ambiente, o quadro Meio Ambiente do Bom Dia Mirante exibiu reportagens sobre a relação do homem com a natureza. Em Santa Inês, o lixo nas ruas e avenidas é um problema constante. Mesmo com uma coleta regular, em muitos locais é possível encontrar áreas usadas como depósitos de sobras e entulhos descartados pela população.
Em Açâilandia, estudantes do Instituto Federal do Maranhão trabalham em um projeto com a comunidade de vários bairros. O objetivo é sensibilizar a sobre os moradores sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos, sejam eles, domésticos, industriais e hospitalares.
Em Bacabal, o Dia do Meio Ambiente vai ser de alertar para a sobrevivência do Rio Mearim. A principal fonte de água que abastece a população apresenta lixo e esgosto como obstáculos à vida.
Em Codó a Semana do Meio Ambiente é lembrada, também, como um alerta. o Rio Itapecuru, o maior do Estado, sofre com a degradação do homem e se nada for feito o rio pode acabar.
Em Caxias, no mesmo rio, um projeto de esgotamento sanitário está diminuindo a agressão do homem. Parte do esgoto que sai das casas passa por um tratamento antes de chegar ao rio.
Em três bairros de Caxias o problema já esta sendo amenizado. Esta é a primeira estação de tratamento de esgotos da cidade. São mais de mil ligações para casas que lançam litros e litros de água servida aos riachos, córregos e ao rio.
Em Imperatriz, a preservação do Rio Tocantins é um dos assuntos mais discutidos no Primeiro Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina. Palestras e debates fazem parte da programação do evento, que tem como tema a Saúde e o Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário: