domingo, 10 de junho de 2012

DO MARACUJÁ SE APROVEITA TUDO


Produtores de maracujá ensinam a aproveitar a fruta, da polpa até a casca



Pavê com creme de chocolate é feito com a polpa da fruta.
Geleia aproveita cascas que seriam jogadas fora.


Na região central do Paraná, vamos conhecer os produtores de maracujá que vivem na cidade. Entre novembro e agosto, todos os meses eles têm dinheiro na conta, durante a colheita da fruta. Na cidade, eles trabalham em parceria com uma cooperativa, a fim de conseguirem compradores para a produção.
A cidade, que já foi polo de produção de café, tem atualmente no maracujá uma das principais fontes de renda das famílias que vivem da agricultura. Os maracujás de Corumbatai do Sul abastecem a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e também são vendidos para indústrias de polpa e de cosméticos.
Como a maior parte da produção é familiar, a fruta também está presente na dieta dos corumbataienses, como são chamadas as pessoas que nascem na cidade. Veja abaixo as dicas de uma família produtora de maracujá e saiba como aproveitar toda a fruta, desde a polpa, até a casca.

Pavê de maracujá com chocolate

Ingredientes para o creme de chocolate:

- 1 litro de leite
- 7 colheres de açúcar
- 4 colheres de amido de milho
- 10 colheres de chocolate em pó
- 200 ml de leite condensado
- 200 ml de creme de leite

Modo de fazer:

Coloque numa panela o leite, o açúcar, o amido de milho e o chocolate em pó. Mexa e junte o leite condensado. Leve ao fogo para o creme cozinhar por 15 a 20 minutos. Cuide para não empelotar, é importante continuar mexendo até apagar o fogo.
Quando o creme estiver consistente, apague o fogo e junte o creme de leite, misturando bem. Reserve para usar na montagem do pavê.

Ingredientes para terminar o pavê:

- 300 ml de suco de maracujá
- 200 ml de leite condensado
- 200 ml de creme de leite
- 1 pacote de gelatina sem sabor dissolvida em 200 ml de água
- biscoitos doces tipo "maisena" ou "champanhe"
- e as sementes de um maracujá para decorar

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o suco, o leite condensado e o creme de leite. Depois, junte a gelatina já dissolvida na água quente e bata mais. A mousse já está pronta. Agora, vem a montagem do pavê. Primeiro forre o fundo de um refratário ou forma com uma camada do creme de chocolate. Por cima, preencha formando uma camada de biscoito. Mais uma camada de chocolate e por cima, a mousse de maracujá. Aí, é só repetir a sequência até terminar com a última camada de mousse. Por último, decore com algumas sementes da fruta.
A sugestão é deixar na geladeira por 2 a 3 horas para os cremes ficarem mais firmes. Depois, é só saborear o pavê.

Geleia com casca de maracujá

Ingredientes:

- Cascas de 7 maracujás cortadas ao meio
- Água o suficientes para cobrir as cascas
- 500 ml de suco de maracujá
- 1 quilo de açúcar cristal
- Sementes de um maracujá para finalizar a geleia

Modo de fazer:

Primeiro, lave bem as cascas dos maracujás. Coloque numa panela de pressão, completando com água até cobrir as cascas. Leve ao fogo e deixe ferver na pressão por uns 30 minutos. Depois que as cascas cozinharem, deixe esfriar um pouco e retire a parte branca com a ajuda de uma colher. Vai sobrar apenas a pelezinha amarela da casca. É a única parte que vai fora.
Coloque a massa branca no liquidificador com o suco de maracujá e bata até ficar um creme liso. Depois, coloque numa panela e junte o açúcar, mexendo bem. Leve ao fogo por mais ou menos 1 hora, mexendo para não grudar no fundo da panela. Deixe ferver até chegar ao ponto de geleia. Para saber o ponto teste uma gota num copo de água fria. Se a gota cair até o fundo sem desmanchar está no ponto. Aí está pronta a geleia. Para finalizar coloque as sementes de um maracujá na geleia, misture bem e desligue o fogo. Deixe esfriar antes de saborear.

Nenhum comentário: