quarta-feira, 6 de junho de 2012

É FRIO CHEGANDO


Com temperaturas negativas, frio e geada mudam paisagem no RS


Campos ficaram cobertos de gelo em Erechim, no Norte do estado.
Inmet registrou temperaturas negativas em pelo menos 4 cidades.


A massa de ar polar que atinge o Rio Grande do Sul nesta semana derrubou as temperaturas mínimas em todas a regões e também moficiou a paisagem no interior do estado. Em Erechim, no Norte, os campos ficaram cobertos de gelado no amanehecer, que teve 2,8°C nesta quarta-feira (6). Pelo menos quatro estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram temperaturas negativas.
Porto Alegre teve o amanhecer mais frio do ano. A mínima registrada na capital gaúcha foi de 4,8ºC. Ao longo do dia, a máxima deve ter uma elevação modesta, chegando a 16º C. Em Torres, no Litoral Norte, também fez muito frio: 3,7°C. O frio deve se intensificar ainda mais em terras gaúchas. Existe a possibilidade de neve sobre o estado entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira (7), principalmente para a região da Serra onde as mínimas devem alcançar -4ºC.


Montagem com imagens da paisagem de Erechim, onde houve geada (Foto: Reprodução/RBS TV)Campos ficaram cobertos de gelo em Erechim nesta manhã

Em  Bom Jesuso gelo chegou a se acumular sobre o capô dos carros no centro da cidade. A geada também pintou de branco os campos. O Inmet ainda não confirmou a temperatura mínima na cidade. O frio foi forte em todo o RS nesta manhã. Até as 6h, 28 das 34 estações automáticas do Inmet apresentavam temperaturas abaixo dos cinco graus. Mínimas negativas foram registradas em  São Gabriel (-0,2ºC), São José dos Ausentes (-0,7ºC), Vacaria (-2,1ºC) e Quaraí, que apresentou a mínima mais baixa da madrugada: -2,2ºC.

Camada de gelo cobre campo em Bom Jesus, RS (Foto: Raquel Jacoby/Prefeitura Bom Jesus/Divulgação)Camada de gelo cobre campo em Bom Jesus, RS

Em Bagé, na Região da Campanha, também foi registada a primeria geada do ano. O Inmet registrou 0,7°C no amanchecer. A temperatura máxima hoje não deve passar dos 12°C na cidade. Em Cruz Alta e Ijuí, na Região Noroeste, também houve formação de geada.
Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, a mínima foi de 2°C, mas a sensação térmica chegou a -8°C, com muita cerração no amanhecer. A ponte que liga a cidade brasileira a Paso de Los Libres, no país vizinho, ficou praticamente toda encoberta. Os motoristas tiveram de reduzir a velocidade, já que a visibilidade ficou reduzida. Foi a primeira geada registrada este ano na cidade. A máxima hoje não deve passar dos 13°C.

Imagens de frio em Cruz Alta, Bagé e Ijuí (Foto: Reprodução/RBS TV)Imagens de frio em Ijuí, Cruz Alta e Bagé na manhã desta quarta

Confira outras mínimas do Rio Grande do Sul

Porto Alegre: 4,8°C
Rio Grande: 2,5°C
Santa Maria: 1,7°C
Santana do Livramento: 2,8°C
Torres: 3,7°C
Uruguaiana: 2,4°C
Santa Rosa: -0,7°C
Alegrete: 0,3°C
Bagé: 0,7°C
São José dos Ausentes: -1,2°C
Passo Fundo: 1°C
Quaraí: -2,2°C
  

Nenhum comentário: