quinta-feira, 21 de junho de 2012

ENERGIA EÓLICA


Furnas prevê que 20% do portifólio será de energia eólica e solar até 2022



Empresa acredita que governo fará leilão específico para energia solar. Furnas desenvolve projetos para diversificar sua matriz energética.

  
O presidente da estatal Furnas, subsidiária da Eletrobras, Flávio Decat, afirmou nesta segunda-feira (18) que as energias eólica e solar deverão representar 20% do portifólio da empresa em 10 anos.
“Estamos entrando agora nessa vertente, mas vamos atingir 20% possivelmente. Depende do governo colocar e a gente ganhar os leilões de energia”, afirmou Decat em entrevista, após participação no Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20, no Windsor Barra Hotel. Ele destacou que n o país, essas energias representam atualmente cerca de apenas 2% da matriz energética.
Furnas, que atua nas áreas de geração e transmissão e tem na energia hidrelétrica a base da sua matriz energética, desenvolve diversos projetos com fontes renováveis e alternativas . A empresa trabalha atualmente na criação de 17 parques eólicos e desenvolve projetos de exploração de energia solar no Nordeste, além de protótipos para aproveitamento da energia das ondas do mar.
“A gente tem expectativa que o governo vá fazer leilões específicos para energia solar. Daí vamos disputar, porque essa é uma vertente importante, uma vez que o Brasil que é um país ensolarado por natureza”, disse o presidente de Furnas.
Segundo Ducat, a energia eólica tem se mostrado cada vez mais competitiva e o mesmo pode ocorrer com o tempo, com a energia solar. “Na medida que vai se explorando, as fábricas vão vindo para o Brasil, se tropicalizando e ficando com custo menor”, avaliou.
A expectativa de Furnas é que um leilão exclusivo para energia solar possa ocorrer ainda neste ano. “Tenho ouvido falar no âmbito que é ainda para esse ano, mas eu não sei”

Nenhum comentário: