quarta-feira, 20 de junho de 2012

A ERVA À VENDA NO URUGUAI


Governo uruguaio quer vender maconha



MONTEVIDÉU - O governo uruguaio envia nesta quarta-feira ao Congresso o projeto que legaliza a venda de maconha no país. Em um passo além da legalização, o governo quer também ser o único vendedor autorizado da droga.
Se o projeto for aprovado, cada consumidor (somente adultos poderão ser cadastrados como tal) terá direito a comprar 40 cigarros por mês. A medida já é alvo de polêmica no Uruguai, com clínicas de reabilitação criticando a ação e com a legalização das drogas sendo debatida amplamente nas redes sociais.
A secretaria da Presidência uruguaia não quis comentar o assunto.
A intenção do governo é combater o lucro do tráfico e prevenir o uso de drogas mais pesadas, como a cocaína, que afeta muitos uruguaios atualmente. Especialistas, porém, argumentam que a maconha muitas vezes funciona como porta de entrada para outras drogas mais perigosas para a saúde.
O preço dos cigarros controlados será acessível ao público, de acordo com o projeto, e conterá um imposto adicional destinado à reabilitação de viciados em drogas.
Ao ser perguntado sobre a legalização do cultivo de maconha para consumo próprio, durante uma entrevista em maio deste ano, Mujica disse que não era a favor da medida: "Não sou a favor, mas não tenho autoridade moral para impedir que se cultive, já que fumei tabaco por toda a minha vida. Vou passar uma imagem de velho conservador? Mas, como tudo na vida, é preciso haver limites".

Nenhum comentário: