domingo, 10 de junho de 2012

FRANQUIAS BRASILEIRAS


Setor de franquias no Brasil desperta interesse de estrangeiros



Depois de faturar perto de R$ 90 bilhões no ano passado, o setor está despertando um interesse cada vez maior de grupos internacionais.


Franquias sempre foram o caminho menos arriscados para quem sonha ter o próprio negócio. Embalado pelo aumento da renda do brasileiro, o setor nunca esteve tão forte no país, que sedia este ano a maior feira do mundo. Depois de faturar perto de R$ 90 bilhões no ano passado, o setor está despertando um interesse cada vez maior de grupos internacionais. Os investidores vêm de toda a parte: Portugal, Holanda e Estados Unidos.
Para Daniel Gudiño, diretor da Associação Brasileira de Franchising, o crescimento das franquias no Brasil é resultado de uma troca de interesses. “O Brasil é um país que tem uma propensão muito grande de capitação de investimentos estrangeiros e, por outro lado, os brasileiros querem fortalecer suas marcas no exterior, conhecer novas tendências, então buscam uma inserção no mercado internacional”.
Hoje são 2 mil franquias no exterior com quase 60 empresas brasileiras atuando em 58 países em todos os continentes. Jae Ho Lee, diretor do grupo Ornatus, diz que alguns fatores contribuíram para a expansão. “O crescimento da classe C, o fortalecimento do mercado interno e desaquecimento da Europa e dos Estados Unidos foram essenciais. As marcas internacionais estão focando no mercado brasileiro como alvo”, garante.

Nenhum comentário: