quarta-feira, 13 de junho de 2012

FUSÃO SUECO-CHINÊS


Compradora da Saab quer fabricar carros elétricos



ESTOCOLMO (Reuters) - Um grupo de investimento sueco-chinês fechou acordo para comprar a montadora sueca Saab com meta de produção de veículos elétricos, disse nesta quarta-feira o administrador do processo de falência da companhia.
Em comunicado, o administrador não deu mais detalhes sobre quanto a National Electric Vehicle Sweden (Nevs) estava pagando pela Saab e quanto investirá.
"A companhia começará uma nova operação em Trollhattan (sede da Saab, no oeste da Suécia), onde o desenvolvimento e a produção se focarão inteiramente em carros elétricos", disse.
A Saab, fabricante de carros icônicos desde 1947, foi declarada insolvente no final de 2011, com dívida de cerca de 13 bilhões de coroas suecas (1,8 bilhão de dólares). O colapso ocorreu menos de dois anos depois da General Motors tê-la vendido para o grupo holandês Spyker. Os administradores da montadora vinham procurando um comprador desde então.
O presidente-executivo e principal dono da Nevs é o chinês com cidadania sueca Kai Johan Jiang. Enquanto isso, o presidente do conselho da Nevs é Karl-Erling Trogen, um ex-diretor da divisão de caminhões e equipamentos de construção da Volvo.

Nenhum comentário: