quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOVA VISÃO DO MAR


Conheça a incrível embarcação que promete descobrir tudo sobre os oceanos da Terra


Navio terá mais de 58 metros de comprimento e ficará com metade das suas estruturas sempre submersa.
Navio quer revolucionar as pesquisas oceanográficas
O homem já chegou à lua, mandou satélites para os confins do universo e conseguiu fazer naves não-tripuladas chegarem a “passear” em Marte. No entanto, muitas vezes acabamos nos esquecendo de algumas coisas que se encontram muito mais perto de nós. Os oceanos, por exemplo, ainda guardam muitos mistérios ainda desconhecidos.

Por isso, um novo programa visa revolucionar a oceanografia, realizando pesquisas e lançando mão de recursos nunca antes utilizados. O projeto, chamado SeaOrbiter, utilizará um gigantesco equipamento, com o mesmo nome, para chegar a lugares nunca antes explorados. Segundo o seu idealizador, o arquiteto francês Jacques Rougerie, o navio terá cerca de 58 metros de comprimento, e 50% das suas estruturas ficarão constantemente submersas.
O projeto está sendo desenvolvido para explorar os oceanos de uma nova maneira. Com ele, os pesquisadores poderão viver debaixo da água, tendo a oportunidade de passar longos períodos de tempo submersos. Dessa forma, os trabalhos devem apresentar melhores resultados nas mais diferentes áreas, como biologia marinha ou problemas climáticos, por exemplo.

Como não poderia deixar de ser, sendo que o SeaOrbiter estuda a natureza, suas estruturas serão amigáveis ao meio ambiente. O barco deve contar com recursos de aproveitamento das correntes oceânicas para gerar energia, além de painéis solares e suporte à geração eólica de força.



Uma nova visão do mar

O enorme navio, que é uma fusão de laboratório de pesquisas aquáticas e submarino, conta com o apoio de várias instituições e personalidades importantes do mundo das pesquisas e explorações. Isso inclui diretores da NASA e também a Agência Espacial Europeia.
Por isso, após passar mais ou menos 12 anos somente como um conceito, o SeaOrbiter deve sair do papel já em 2012. Isso de acordo com o diretor do programa, Ariel Fuchs. Segundo ele disse à CNN, o projeto já conta com todos os recursos industriais, institucionais e financeiros necessários para finalmente entrar em execução. O superlaboratório tem um orçamento estimado em cerca de 43 milhões de dólares e deve começar a ser construído em outubro de 2012.

Nenhum comentário: