terça-feira, 5 de junho de 2012

O PODER DAS ERVAS


Ervas medicinais podem prever a fibrilação do coração



Remédio, que está em teste, contém , gengibre, guaraná e marapuama. Em coelhos, não só curou a fibrilação, quanto teve ação preventiva.


Até hoje não se sabe exatamente o impacto do ‘estresse do dia a dia’ na nossa saúde, como algumas pessoas se abalam mais e como outras sofrem menos. Mas uma coisa parece certa: o estresse influencia nossa saúde. Depende do momento que vivemos ou de experiências que estamos prestes a enfrentar.
A angústia de ver o tempo passar depressa demais, de o trânsito parar, pode fazer mal.
Às vezes, é a pressão do trabalho, da escola, de uma vida corrida e cheia de preocupações. Rafael tinha 22 anos, trabalhava e estudava, quando, de repente, em uma estação do metrô teve um mal súbito.
“Eu lembro vagamente de ter perdido a consciência e caído no trem. No dia, não sabia o que era. Eu tive uma arritmia seguida de fibrilação e cai com parada. Tinham dois cardiologistas no mesmo trem. Fizeram a massagem cardíaca com desfibrilador e fizeram minha reanimação. Senão fosse isso, eu não estava aqui contando minha história”.
O desfibrilador, equipamento que libera uma descarga elétrica, no peito do paciente, hoje é a única salvação para quem passa por uma situação dessas. Por isso, fomos à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo conhecer uma experiência que nasceu por acaso, mas que pode trazer bons resultados no tratamento e na prevenção de males do coração.
A pesquisa era sobre efeitos colaterais de um medicamento à base de ervas, indicado para depressão, mas descobriu-se que pode tratar a gravíssima fibrilação ventricular que é quando o coração passa a bater fora do ritmo, impedindo o bombeamento do sangue para o corpo.
A experiência foi feita com o coração de um coelho, que foi retirado, mas continua pulsando, bombeando um líquido especial que deixa o órgão vivo. Os pesquisadores, então, usam uma bateria para provocar uma fibrilação. O coração está descompassado, e o monitor mostra a fibrilação. É nesse momento que entra a outra etapa da experiência: o medicamento.
O extrato foi feito combinando quatro ervas: catuaba, gengibre, guaraná e marapuama. A substância é injetada no líquido que está percorrendo o coração do coelho. “O remédio chegou lá, e ele voltou a bater normal”,
Mas a equipe do professor Velasco queria saber se esse remédio criaria uma prevenção para futuras fibrilações. “A gente volta a fazer o mesmo procedimento do início que fibrilou o coração, que é o choque, e vocês vão ver que ele não tem efeito, não volta a fibrilar mais. O remédio criou uma capa protetora nesse coração. Ele protegeu de alguma forma a membrana da célula, mas a gente não sabe ainda o mecanismo exato, mas ele protege. Nós acreditamos que o futuro talvez não esteja na desfibrilação, mas na sim na prevenção da fibrilação ventricular”.
Os cientistas da USP ainda têm alguns desafios pela frente. Entre eles, eles têm que saber a importância de cada erva na composição da substância. E talvez o mais difícil deles seja saber também a origem dessas ervas. No caso da marapuama, eles já perceberam que apenas a erva vem de ponto específico do norte da Bahia tem mais potencial pra ser utilizada como remédio do coração.
Os próprios pesquisadores alertam: não é tão simples assim. Eles defendem que o trabalho com outras ervas se aprofunde: “O que está faltando é direcionar a pesquisa das plantas não vendendo nas barraquinhas, mas trazendo para universidade para investigar. Demora mais, é mais caro, mas é mais eficiente”,
Plenamente recuperado, Rafael continua trabalhando e estudando, mas em outro ritmo. “Hoje em dia, a gente já vai mais com calma procura abraçar o que dá para abraçar realmente, mas está super tranquilo agora”.
A pesquisa dura 12 anos e ainda não há previsão sobre quando vai poder ser testada em humanos.

Cardiologista Isa Bragança dá dicas sobre como prever problemas do coração
Alimentação: “Na feira melhores nutrientes para o coração. Alimentos frescos, que contém vitaminas, potássio, cálcio, alimentos que as pessoas realmente precisam na prevenção de doenças cardíacas, frescos, que as pessoas precisam na prevenção de doenças cardíacas”

Exercícios físicos: “Quando bem feito e bem orientado previne doenças como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e o estresse, hoje em dia tão comum. Realizado de maneira regular, com intensidade moderada a intensa, ameniza o estresse.

Exames médicos: “Quem quer fazer atividade física e também quem já a faz deve consultar um médico e realizar um eletrocardiograma”.

Nenhum comentário: