quinta-feira, 14 de junho de 2012

OFICINA MECÂNICA


Carros: aprenda a escolher a oficina mecânica para seu veículo



SÃO PAULO – É comum que os motoristas só lembrem-se das oficinas mecânicas quando o veículo apresenta algum problema. Poucos são os que se preocupam com o veículo e costumam regularmente fazer sua  manutenção ou inspeção.
No entanto, nos dois casos é preciso ficar atento a para não cair em armadilhas ou ser enganado por esses profissionais. Antes de deixar o seu carro em uma oficina pesquise a credibilidade do estabelecimento, essa pesquisa pode ser feita com um amigo ou um parente que já tenha utilizado os serviços e ficaram satisfeitos.
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), é importante pesquisar os preços. Peça um orçamento formal, que liste todos os serviços que serão executados, incluindo mão de obra e valor das peças com defeito.
Peças Com relação as peças, se for necessária a troca o consumidor pode optar por comprá-las por conta própria e exigir que o profissional cobre apenas a mão de obra.
Leia sempre o manual do veículo para saber quais são as peças do seu carro. Isso deixará o consumidor mais seguro na hora de conversar com o mecânico e diminui as chances de ser enganado. 
Também é importante acompanhar o serviço e esclarecer todas dúvidas.
Garantia Lembre-se que o trabalho executado tem, independente de termo escrito, garantia legal de três meses.
Se após a realização dos serviços os problemas não forem sanados, o consumidor terá direito, com base no artigo 20 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), à sua re-execução sem custo adicional.

Nenhum comentário: