Sabonete que promete clareamento de genitais femininos
gera polêmica na Índia
Produto acirra debate
sobre clareamento de pele no país.
Após a polêmica, governo pediu a retirada de comercial do ar.
Governo indiano chegou a pedir remoção de polêmica propaganda na televisão do país
Há séculos as mulheres
indianas são criadas para acreditar que pele clara é sinônimo de beleza, o que
impulsionou a criação de uma milionária indústria de clareamento cutâneo - que
agora as está encorajando a usar seus produtos muito além das mãos e do rosto.
Trata-se
de um sabonete líquido cuja propaganda na televisão vem causando polêmica no país ao sugerir que
as mulheres podem se tornar mais atraentes se clarearem seus genitais.
O anúncio começa com um casal sentado no sofá. O marido lê um
jornal ignorando sua mulher, e no rosto dela vê-se claramente a sensação de
rejeição.
Momentos depois, a mulher aparece tomando banho utilizando um
sabonete líquido que cria uma espuma branca - mas não se trata de um cosmético
qualquer.
Logo na cena seguinte a imagem da esposa rejeitada é substituída
por um desenho do órgão genital feminino e uma representação gráfica de como o
gel pode clarear a pele nesta área do corpo da mulher.
Pouco após a aplicação do creme, pétalas de rosa invadem a tela
e assim como em qualquer cena romântica de filmes de Bollywood, o casal aparece
muito sorridente, em meio a trocas de afagos e abraços.
O fato de a indústria cosmética do país ter lançado o produto
lançou a questão à sociedade indiana: a febre pelo clareamento de pele chegou
longe demais?
Polêmica
A propaganda do sabonete na televisão despertou críticas, choque
e rejeição na mídia indiana.
Especialistas questionam os impactos psicológicos sobre as
meninas e colocam em xeque até onde vai o tradicional desejo das mulheres do
sudeste asiático de terem a pela mais clara.
O governo indiano reagiu com um pedido formal à agência de
regulação publicitária para que retirasse o anúncio do ar.
Mesmo assim o setor continua em expansão e além do polêmico gel
íntimo começa agora a focar também em produtos para os homens, como
desodorantes que além de proteger do suor clareiam a pele.
O setor movimentou em 2010 cerca de US$ 432 milhões e cresce
mais de 18% ao ano, segundo dados da auditoria ACNielsen.
Muitos dos anúncios em revistas e outdoors têm a clara intenção
de forçar o público a clarear cada vez mais partes do corpo e com maior
intensidade.
'Você pensa duas vezes antes de usar certos tipos de roupa
porque elas não combinam com os diferentes tons em sua pele?', questiona uma
propaganda.
'Você percebe como a cor das suas mãos é diferente da cor do seu
rosto?', pergunta outro anúncio.
Bollywood
Embora a obsessão pela negação do tom de pele natural dos
indianos possa parecer estranha para o resto do mundo, outra indústria
milionária do país alvo de fascínio popular só reforça tal ideia.
Basta prestar atenção aos cartazes dos filmes de Bollywood para
perceber que as estrelas mais admiradas têm um tom de pele cada vez mais claro,
contando até mesmo com a ajuda de programas de computador - e muitas das
atrizes defendem o uso dos produtos para clareamento de pele.
Estas são as estrelas que, ao serem veneradas por muitos
indianos, alimentam o crescimento desses preconceitos e da indústria de
clareamento de pele.
Entre os atores que já promoveram produtos deste tipo estão
nomes conhecidos em Bollywood como John Abraham, Shah Rukh Khan, Katrina Kaif,
Deepika Padukone, Preity Zinta e Sonam Kapoor.
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