segunda-feira, 11 de junho de 2012

SOJA PARA A CHINA


Importações de soja da China sobem 16% em maio



A China importou 5,28 milhões de toneladas de soja em maio. O volume é o maior do ano e representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado e de 8% na comparação com abril, de acordo com dados divulgados neste domingo pela administração da Alfândega chinesa. Entre janeiro e maio, o país comprou 23,43 milhões de toneladas de soja do exterior, alta de 20,7% em relação a igual período de 2011.
O número indica que a demanda do país asiático por oleaginosas permanece forte, apesar de relatos de cancelamentos de pedidos devido à queda das margens de esmagamento e preocupações com a desaceleração das economias mundiais e a crise de endividamento na Europa.
A China, maior importador de soja do mundo, deve comprar do exterior cerca de 6 milhões de toneladas da oleaginosa em junho, segundo projeção anunciada na semana passada pelo centro de informações do Conselho Nacional de Grãos e Óleos. O Ministério do Comércio havia dito anteriormente que as importações de soja chegariam a 5,16 milhões de toneladas em junho.
As importações de soja no segundo semestre devem desacelerar, de acordo com o conselho. No ano comercial 2011/12, que começou em 1º de outubro, o total de soja importada deve chegar a cerca de 58 milhões de toneladas.







Nenhum comentário: