domingo, 10 de junho de 2012

SORGO GRANÍFERO


Agricultores estão otimistas com a produção de sorgo granífero, em GO



Produção do grão no estado representa 40% da produção nacional.
Ele pode ser usado na produção de farinha para panificação e álcool.


Agricultores goianos estão otimistas para a colheita de sorgo neste ano. No município de Itumbiara, o fazendeiro Alim Pedro Rodrigues já negociou a metade da safra e acredita que a produtividade irá superar as últimas realizadas na propriedade. Ele afirma que deverá colher 75 sacas por hectare. “Ela é uma opção de rotação e é um equilíbrio aqui para a gente controlar ervas daninhas na área”, destaca.
De acordo com o engenheiro agrônomo Cássio Rodrigues de Oliveira, além do clima, outro fator contribuiu para o aumento na produção do sorgo: “A gente colocou um pouco mais de adubação de base de plantio e fizemos uma adubação via aérea de micronutrientes. Aí está o resultado e a gente espera que nessa região em torno de 4,5 mil quilos por hectare”
O plantio do grão vem crescendo cada vez mais no País. Somente no ano passado, a produção chegou a 1,9 milhões de toneladas. Atualmente, Goiás é responsável pela produção de aproximadamente 40% do que é cultivado no Brasil. Devido a isso, o produtor rural garante que Alim Pedro Rodrigues se continuar tendo bons resultados, irá investir mais ainda.
“No próximo ano, toda a área que plantamos de soja, provavelmente nos vamos plantar de sorgo”, revela Alim Pedro.

Características

Utilizados na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool, ração de animais e até mesmo como forragem ou cobertura de solo, os grãos de sorgo é um tipo de milho originado na africana. As primeiras plantações foram iniciadas em meados do século XX em Goiás e Minas Gerais.
  

Nenhum comentário: