sábado, 2 de junho de 2012

SUA SAÚDE


Nutricionista fala sobre anemia e cuidados na alimentação



Ela explica como os alimentos podem ajudar a evitar este problema.
Anemia é uma doença caracterizada pela baixa da hemoglobina, diz Karin.


A anemia é caracterizada pela baixa de hemoglobina, que é responsável por transportar o oxigênio nas nossas células. De acordo com Karin, são vários os tipos de anemia, mas a principal é chamada de anemia ferropriva, caracterizada pela falta de ferro.

Karin mostra alguns bons alimentos que são fontes de ferro. Ela diz que o nutriente é muito importante. O ferro “faz parte de cada célula do nosso organismo e em cada contração muscular que fazemos, precisamos do ferro. Ele também é importante para o funcionamento do cérebro”, esclarece Karin.

De acordo com a nutricionista, existem dois tipos de ferro: o “M” e o “Não M”. O primeiro é encontrado nas carnes, sobretudo nas vermelhas. O segundo está em todos os vegetais. “A diferença é que o ferro da carne chega mais bem absorvido no nosso sangue”, explicou a nutricionista. Karin informou também que para se ter uma boa absorção do ferro dos vegetais, é necessário consumir fontes de vitamina C, encontrada em frutas.

Segundo Karin, além de consumir alimentos fontes de ferro, é preciso ficar atento às perdas de nutriente do organismo. A nutricionista explicou que a mulher que tem ciclo menstrual intenso, grávidas, crianças, quem tem úlcera, gastrite ou crises com hemorroida, precisa consumir ferro em maior quantidade. “Às vezes a deficiência é tão grande que é necessário usar suplementos”, contou.
 
Verduras escuras são excelentes fontes de ferro. Os alimentos que são fontes de fibra, como pão integral, aveia, sementes, castanhas e grãos são importantes para a saúde, além de serem excelentes fontes de ferro. As frutas secas também entram na lista. Damasco, ameixa e uva passa são alguns exemplos.

“Uma excelente dica é consumir, em jejum, um suco de frutas cítricas, como laranja ou limão; [acrescentar] a beterraba, que é uma excelente fonte de cálcio; uma verdura escura, para melhorar a absorção do nutriente e, para adoçar, melado de cana ou açúcar mascavo”, dá a dica Karin Honorato.

A nutricionista comenta que a deficiência de ferro é bem sintomática para o organismo. “Fique de olho se você acorda com dificuldade, tem fraqueza muscular, dores nas pernas, se a unha está fraca e o cabelo está caindo mais do que o comum, se você tem uma tristeza sem explicação, um mau humor, se a memória ou concentração não estão boas e se você tem dificuldade para exercer as atividades do cotidiano”. Karin explica que se estes sintomas aparecem é porque há deficiência de ferro no organismo.

Nenhum comentário: