quarta-feira, 6 de junho de 2012

SUA SAÚDE


Cansaço demais pode ser falta de ferro, sono ou hipotireoidismo



Endocrinologista e ginecologista explicam possíveis causas de desânimo.
Veja importância de observar sempre a sua saúde e de comer e dormir bem.


Um cansaço constante, sem motivo aparente, pode ser sinal de que algo não vai bem com você. Por isso, é preciso prestar atenção na sua alimentação, no seu sono, na sua tireoide, na quantidade de vitamina D do seu corpo e em outras questões de saúde.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halperne a ginecologista Tânia Mauadie, o desânimo muitas mulheres sentem pode estar relacionado ao hipotireoidismo, uma alteração na tireoide que faz o organismo funcionar mais devagar.
Por essa razão, examine a sua glândula, no pescoço, principalmente se estiver desanimado(a), com os cabelos e unhas fracos. Um exame médico também pode ajudar.
Os especialistas citaram, ainda, a importância de comer alimentos com ferro para evitar anemia. Outra questão fundamental: não adianta ingerir cálcio se seu corpo estiver com falta de vitamina D. Sem ela, o cálcio não se fixa nos ossos, e aí pode surgir uma osteoporose. Para isso, tome sol por 15 minutos, sem protetor, antes das 10h e após as 16h.

Cansaço mulheres (Foto: Arte/G1)



Estudos apontam que a vitamina D também pode ajudar no tratamento de doenças reumáticas, autoimunes, diabetes e alguns tipos de câncer. Essa substância dá, ainda, mais vigor aos músculos, o que ajuda a manter o equilíbrio e evitar quedas.
A falta de vitamina D pode ocasionar o raquitismo, inclusive em crianças, uma doença que provoca uma calcificação insuficiente e a deformação dos ossos. A falta dela pode ser identificada em testes laboratoriais, pela análise do cálcio na urina ou por exames de sangue.

Criança Esperança

Para espantar o cansaço, o Bem Estar convida você a fazer uma caminhada especial: já estão abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada Criança Esperança. Você entra no site
http://www.yescom.com.br/corrida_esperanca/index.htm e faz sua inscrição, que custa R$ 35 e serão doados para projetos que atendem milhares de crianças em todo o Brasil. Você também vai receber o kit para participar do evento.

Camisinha feminina

A partir desta semana, em toda a rede pública de saúde, há uma boa notícia para as mulheres: o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a distribuir camisinhas femininas.
Mulheres que não conseguem negociar o uso do preservativo com o parceiro poderão retirá-la.
 

Nenhum comentário: