domingo, 27 de novembro de 2011

Vasco X Flu

Com gol nos acréscimos, Vasco vence Flu e mantém sonho do título


Rio - Foi sofrido, suado, chorado, mas, graças ao gol salvador de Bernardo, aos 45 minutos do segundo tempo de um duelo eletrizante, o Vasco não só venceu o Fluminense, por 2 a 1, neste domingo, no Engenhão, como impediu o título antecipado do Corinthians (que bateu o Figueirense) e manteve vivo o sonho  de conquistar o penta do Brasileiro. Para isso, terá que derrotar o Flamengo, domingo, também no Engenhão, e torcer para que o Timão perca para o Palmeiras, na última rodada - assim, somaria 71 pontos contra 70 do adversário.
Já o Fluminense, que não vence um clássico regional há mais de um ano, terá que secar os rubro-negros e, ao menos, empatar com o Botafogo para garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2012, uma espécie de prêmio de consolação para o fato de a equipe - líder do returno e com o melhor ataque do Brasileirão (59 gols) - ter perdido, ontem, a chance de conquistar seu quarto título nacional. 

Mesmo em um jogo no qual o empate seria um resultado ruim para as duas equipes, o placar de 0 a 0 no primeiro tempo, ao menos, fez justiça ao equilíbrio dentro de campo. Fluminense e Vasco protagonizaram um jogo franco, buscando incessantemente o ataque. Por justiça, o placar ideal nos primeiros 45 minutos seria o 1 a 1. Afinal, em dois bonitos lances, Fred acertou a trave, aos 24, e Elton, o travessão, aos 31. No mais, muita correria,transpiração e alguma inspiração. Os vascaínos ainda reclamaram, com razão, do gol mal anulado de Diego Souza, a 1 minuto, em impedimento inexistente.
Se o primeiro tempo foi emocionante, os gols, enfim, saíram no segundo, quando o nervosismo também ficou mais evidente, com direito a faltas violentas e cartões amarelos em profusão. Motivo? 
Provavelmente, o gol de Liedson para o Corinthians, em Florianópolis, quando o placar, no Engenhão, ainda estava 0 a 0. 
Ao saber disso, o Vasco partiu para o ataque e, aos 31 minutos, Alecsandro, que entrara no lugar de Felipe, abriu o placar, cabeceando entre as pernas de Diego Cavalieri. 

O Fluminense não se desesperou e, aos 38, Fred marcou seu oitavo gol nos últimos três jogos: após lançamento de Mariano, se livrou de Renato Silva, dominou a bola no peito e, de voleio, decretou o 1 a 1. Já aos 45, Bernardo finalizou duas vezes para vencer Diego Cavalieri e garantir a heroica vitória do Vasco, para tristeza de tricolores e, principalmente, corintianos

Nenhum comentário: