Santos: "Desmobilizem-se porque vocês terminarão na prisão ou no túmulo"
Bogotá, 5 nov (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse neste sábado às Farc: "Desmobilizem-se, caso contrário, como dissemos tantas vezes e como comprovamos, terminarão ou em uma prisão ou no túmulo", ao anunciar que a morte de "Alfonso Cano" é o golpe mais contundente a esta guerrilha em sua história.
O líder fez este apelo aos integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em pronunciamento público na cidade caribenha de Cartagena de Indias, onde estava quando soube da notícia da morte do máximo chefe desta guerrilha.
"Este golpe é uma confirmação do que dissemos tantas vezes: o crime não compensa, a violência não é o caminho", advertiu o presidente colombiano, ao chamar à desmobilização os membros de uma guerrilha que perdeu seus líderes históricos nos últimos quatro anos.
"Caiu o número um das Farc. É o golpe mais contundente dado nesta organização em toda sua história", comemorou o presidente, antes de felicitar os diferentes corpos das forças de segurança colombianas por sua "perseverança" e "coragem".
Assegurou que com a morte de "Cano", apelido de Guillermo León Sáenz, "se alcançou um grande golpe, um golpe histórico", embora tenha considerado que não se deve cair em triunfalismos, mas continuar perseverando.
"Devemos insistir até trazer aos colombianos um país em paz, um país onde todos unidos possamos trabalhar por um futuro melhor", clamou o presidente.
O ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, tinha confirmado minutos antes a morte de "Alfonso Cano" em entrevista coletiva na qual detalhou os pormenores da operação que iniciou há poucos dias e que se materializou na manhã desta sexta-feira. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário