sábado, 29 de outubro de 2011

Dicas

Veja dicas de aparência e comportamento para conquistar emprego

·          
·          
Descrição: http://l2.yimg.com/bt/api/res/1.2/R7ZyxftTIOk3nyT6Joh5Ug--/YXBwaWQ9eW5ld3M7cT04NTt3PTMxMA--/http:/l.yimg.com/os/157/2011/10/27/emprego-1_165413.jpg
Sutileza, boa postura, higiene e autoconfiança são essenciais (Foto: Getty Images)
A entrevista de emprego é o momento decisivo para o candidato ganhar a batalha rumo ao primeiro ou novo trabalho. Por esse motivo, ele deve se munir de armas necessárias (e simples) para conquistar a confiança do  entrevistador e, consequentemente, o emprego. Sutileza, boa postura, higiene e autoconfiança são palavras-chave.

A avaliação começa na pontualidade e na postura do candidato desde a sala de espera. “Algumas empresas adotam a seguinte medida: um funcionário finge que também está buscando a vaga e começa a conversar com o verdadeiro candidado para ver como ele se porta, chega até a reclamar da demora para ver a reação da pessoa”, comenta a psicóloga da ABC Aprendiz, Vanessa Kern de Godoy.

A primeira impressão tem a ver com a postura e não com beleza. Nada de decotes, roupas chamativas ou bermudas (no caso dos homens). O cabelo deve estar bem arrumado e, no caso das mulheres, a maquiagem deve ser básica. A atenção deve estar focada para o lado profissional.

Higiene também é fundamental. Para homens, unhas bem cortadas e barba bem feita ou aparada. Para as mulheres, unhas com base ou esmaltes discretos. Cabelo limpo, roupas bem passadas, desodorante ou perfume sutil e dentes bem escovados.

A hora da entrevista
Intimidade é um quesito que não cabe na hora da entrevista. O correto é cumprimentar o entrevistador com um aperto de mãos, sem beijos nem piadas. “Às vezes a pessoa quer descontrair e acaba se prejudicando. O importante é ter jogo de cintura e bom senso”, diz Vanessa.

“É bom se policiar para sentar corretamente, olhar nos olhos, não estalar dedos ou roer unhas. O candidato deve responder dentro daquilo que o entrevistador perguntou e jamais pode interrompê-lo ou questioná-lo. Também é imprescindível desligar o telefone celular”.

O entrevistador não precisa saber detalhes dos seus problemas financeiros. “Ninguém consegue emprego por dó. O candidato precisa, sim, mostrar sua competência. Em vez de contar a história de vida, ele deve procurar saber, antes da entrevista, um pouco sobre a empresa na qual deseja trabalhar”.

Saber esperar

Depois de seguir todas essas dicas, resta ao candidato esperar o retorno da empresa. Se os contatos, como email e telefone, estiverem discriminados no currículo não é preciso desespero. “No máximo, a pessoa pode enviar um email [em poucas linhas], agradecendo a oportunidade pela entrevista e dizer que aguarda contato. Mais do que isso é ser inconveniente”, finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário: