segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terremoto na Turquia deixa pelo menos 138 mortos e 350 feridos

Moradores de Ercis deixaram suas casas para passar a noite na rua com medo,
Um forte terremoto, de magnitude 7,2, segundo o instituto americano de geofísica USGS, registrado neste domingo na província oriental turca de Van, localizada próximo ao Irã, provocou estragos consideráveis e deixou ao menos 138 mortos e 350 feridos, anunciou o primeiro-ministro do país, Recep Tayyip Erdogan.
Noventa e três pessoas morreram na província de Van e outras 45, no distrito de Ercis, indicou o primeiro-ministro à imprensa, depois de ter visitado a área da tragédia.
Um fotógrafo da AFP constatou grandes estragos na zona de Ercis, com cerca de 100.000 habitantes, muitos dos quais abandonaram a região por temor de réplicas.
Mais cedo, o presidente Barack Obama expressou suas condolências às vítimas e disse que os Estados Unidos estão dispostos a ajudar as autoridades turcas.
O canal NTV havia informado anteriormente que apenas em Ercis havia cerca de mil feridos. O Exército participava dos trabalhos de busca por sobreviventes sob os escombros dos edifícios desabados.
O diretor do Instituto Sismológico de Kandili, em Istambul, Mustafah Gedik, havia estimado pouco tempo depois do terremoto o número de mortos em "entre 500 e 1.000".
Várias pessoas ainda estavam em baixo dos escombros, segundo a imprensa turca.
A agência oficial Anatólia indicou que cerca de 50 pessoas tinham sido hospitalizadas em Van, onde, segundo as autoridades locais, o aeroporto civil permanece em operação.
O epicentro do terremoto, que ocorreu às 10h41 GMT (08h41 de Brasília), foi localizado 19 quilômetros a noroeste de Van e a uma profundidade de 7,2 quilômetros, indicou o USGS americano, o instituto de referência mundial em matéria de terremotos.
Quinze minutos depois, às 10h56 GMT (08h56 de Brasília) uma réplica no mesmo ponto foi registrada, mas a apenas 5,6 quilômetros de profundidade, segundo a mesma fonte.
O Crescente Vermelho se mobilizou para enviar barracas e pessoal para a zona afetada.
A Turquia é um país exposto a terremotos já que seu território está locaizado sobre várias falhas tectônicas.
Em 1999, dois fortes terremotos ocorreram em regiões industriais muito habitadas do noroeste da Turquia, deixando 20.000 mortos.
Um poderoso terremoto na cidade de Caldiran na província de Van deixou 3.840 mortos em 1976.
 

Nenhum comentário: