quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EUA


Aprovação a Obama volta ao território positivo, diz Gallup

WASHINGTON (Reuters) - A aprovação popular ao desempenho do presidente dos EUA, Barack Obama, subiu consistentemente neste mês, e pela primeira vez desde julho superou o índice de reprovação, segundo pesquisa Gallup divulgada nesta terça-feira.
Obama, que disputa a reeleição em novembro de 2012, tem agora 47 por cento de aprovação, e 45 por cento de reprovação, segundo a sondagem realizada entre os dias 21 e 23 de dezembro. No começo do mês, ele tinha aprovação de 41 por cento, e reprovação de 51 por cento.
A melhora ocorreu num período em que Obama fez campanha para aprovar no Congresso a prorrogação por dois meses do alívio tributário sobre a folha de pagamento, que enfrentava resistência da oposição republicana. A medida acabou sendo sancionada no dia 23.
Outras pesquisas do período mostraram melhora na aprovação a Obama, que tinha apoio popular na disputa com os republicanos no Congresso. O resultado reflete também indicadores positivos da economia norte-americana nas últimas semanas. Outra pesquisa Gallup divulgada na terça-feira mostrou que o índice de confiança econômica da população passou de -45 em novembro para -38 em dezembro.
O benefício tributário prorrogado pelo Congresso durante dois meses representará um abono quinzenal de 40 dólares para cerca de 160 milhões de trabalhadores. A Casa Branca tem se empenhado em mostrar o que essa quantia significa para uma família de classe média, público que será o principal alvo da campanha eleitoral de Obama.
Ainda há divergências entre republicanos e democratas sobre como bancar o benefício, que valerá também para quem recebe seguro-desemprego de longo prazo. As negociações sobre isso serão retomadas em janeiro.
A medida deve custar mais de 100 bilhões de dólares. Os democratas querem arrecadar essa quantia elevando os impostos sobre quem ganha mais de 1 milhão de dólares por ano. Os republicanos preferem cortar gastos públicos.

Nenhum comentário: