sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

VISTO PARA OS EUA


Demora para conseguir visto de entrada nos EUA vai terminar

 

O tempo de espera pode chegar a 80 dias, mas o Departamento de Estado americano está tomando medidas para facilitar a vida de quem quer ou precisa viajar.

 

Uma boa notícia para quem vai viajar para os Estados Unidos: a longa espera de quase 80 dias vai acabar. Com tanta procura e de olho no reforço que os brasileiros podem dar à economia por lá, a diplomacia americana já decidiu: vai mandar mais funcionários para agilizar o trabalho no Brasil. Os consulados e a embaixada dos Estados Unidos devem emitir um milhão de vistos no Brasil este ano, um recorde.
Com o passaporte emitido, curso pago e viagem paga, o analista administrativo Felipe Morais quer viajar para aprender inglês, conhecer as famosas praias californianas e admirar uma paisagem de tirar o fôlego. Tem quase tudo na mão para desembarcar em San Diego, mas ainda falta um detalhe que é praticamente o principal nessa história. “Passagem está tudo pago. Só falta o visto”, comenta.
O consulado de São Paulo é o que mais emite vistos no mundo. Cerca de três mil pessoas vêm à capital paulista todos os dias atrás de um passe para visitar os Estados Unidos. O tempo de espera pode chegar a 80 dias, mas o Departamento de Estado americano está tomando medidas para facilitar a vida de quem quer ou precisa viajar.
Em 2012, o governo americano vai trazer 50 funcionários novos para trabalhar na embaixada e nos consulados. Também promete fazer mutirões de atendimento para agilizar a emissão de vistos.
“O ideal seria diminuir o tempo de espera até duas semanas, mas é muito difícil saber em quanto vai crescer a demanda junto com nosso aumento de capacidade”, afirma Emma Marwood, vice-cônsul dos Estados Unidos.
A expectativa é fechar 2011 com um milhão de vistos emitidos no Brasil, um crescimento de 57% sobre o volume de 2010. Para o ano que vem, espera-se um aumento de mais 30% na demanda. A diplomacia americana atribui os números à força da nossa economia e quer incentivar os brasileiros a visitar os Estados Unidos para fazer turismo, negócios ou estudar.
“Eles ajudam a economia nos Estados Unidos e aumentam a relação que vem crescendo entre Brasil e Estados Unidos ao longo dos últimos anos. Vimos também um crescimento de americanos visitando o Brasil”, acrescenta Emma Marwood, vice-cônsul dos Estados Unidos.
Para a emissão dos vistos ainda este ano, o governo dos Estados Unidos contratou a mão-de-obra de 70 funcionários temporários. De acordo com o consulado em São Paulo, depois da entrevista, os brasileiros recebem os passaportes com os vistos em até sete dias úteis. Ou seja, o difícil mesmo é marcar a entrevista.
 

Nenhum comentário: