Novos postos reduzirão tempo de espera por visto, diz
cônsul dos EUA
Previsão é a de reduzir o tempo de
espera para no máximo 30 minutos.
Dois novos postos de emissão de vistos abrirão em SP em 7 de maio.
A
inauguração em São Paulo de dois novos centros de solicitação de vistos para os
Estados Unidos deve reduzir o tempo de espera do documento pela metade, afirma
o cônsul-geral dos EUA em SP, William Popp. "Hoje leva em torno de 40 dias
para tirar o visto. Temos o objetivo em 2012 de chegar a um tempo de espera de
menos de 20 dias com o novo sistema", ressaltou.
Os postos vão ser abertos ao público a partir de 7 de maio, em
dois endereços: na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, Zona
Sul de São Paulo; e na Avenida São Gualter, 308, no Alto de
Pinheiros, Zona Oeste. Interessados poderão se cadastrar no novo sistema para
solicitação de vistos a partir da próxima segunda-feira (30), via internet ou
telefone.
A
criação dos postos faz parte de um plano maior, de divisão do pedido de visto
em duas etapas. Até agora, o solicitante em São Paulo era obrigado a ir até o
consulado dos EUA, localizado na Zona Sul, e gastar em média três horas com
fila, entrega de documentos, recolhimento de digitais, fotos e outros
procedimentos. Agora, ele agenda duas datas - uma para entregar os papéis e as
digitais e outra para fazer a entrevista com o vice-cônsul americano.
A expectativa do Departamento de Estado dos EUA é reduzir a
espera para no máximo 30 minutos nos novos postos. A instituição admite que
podem ser formadas filas, mas que a espera de tempo deve ser reduzida ao longo
do ano, ao mesmo tempo em que a capacidade de atendimento vai crescer.
Somados, os dois centros de visto terão 49 balcões de
atendimento, mais do que o dobro dos 20 atualmente disponíveis no consulado.
"Dividir as duas funções vai nos dar capacidade para atender mais pessoas
no mesmo espaço. Até agora, chegamos quase no limite [de lotação]", afirma
Popp.
O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de US$
160. O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone,
diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o
passaporte.
Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em
levar foto 5x7, que passarão a ser tiradas no centro de atendimento, sem custo.
É obrigatório para todos que forem retirar o visto pela primeira vez fazer uma
entrevista com um vice-cônsul, que precisa ser agendada até oito dias após a
entrega dos papéis nos novos postos. Quem estiver renovando o documento vencido
fica isento de fazer a entrevista em quase todos os casos.
O gerenciamento dos novos postos é terceirizado e vai ser feito
por uma empresa americana, a CSC, que é a mesma que cuida do sistema em outros
países, como México e Chile. A meta é atender até 4,5 mil pedidos de visto por
dia até o fim de junho, 30% a mais do que a média atual de 3,5 mil, afirma o
cônsul-geral.
Os novos postos de atendimento vão funcionar de segunda a
sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Além de São Paulo,
que terá duas unidades, haverá postos no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e
Belo Horizonte. O sistema de Minas Gerais está em fase de implantação, enquanto
em Brasília a embaixada vai adotar a mudança em data não definida.
O agendamento das solicitações de visto vai poder ser realizado
pelo site http://brazil.usvisa-info.com, a partir da próxima segunda (30). Os
solicitantes vão receber, também, um número para monitorar o andamento do
pedido em seu passaporte - se já foi liberado, se ainda está tramitando etc.
Quem fez o agendamento para antes do dia 31 de maio poderá ser atendido pelo
sistema antigo, caso queira.
Desde 2009, São Paulo é o maior emissor de vistos para turistas
do mundo, segundo o Departamento de Estado dos EUA. Foram pedidos 945 mil
documentos no ano passado, 51% a mais do que em 2010. A expectativa do
consulado norte-americano em São Paulo é conseguir processar até 1,8 milhão de
pedidos de visto por ano até 2013.
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