segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ECONOMIA DOMÉSTICA COM O FOGÃO


Fogões eficientes reduzem o consumo de gás em até 60%

O Sustentabilidade traz informações para mostrar a você, internauta do Terra, como a adoção do conceito de sustentabilidade pode impactar no seu bolso, na saúde e na sua qualidade de vida. Hoje, o gerente da divisão de programa de avaliação da conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, mostra os benefícios de investir nos fogões a gás mais eficientes do mercado.


Para não ter surpresas na hora de pagar a conta de gás, antes de comprar um aparelho, o consumidor deve sempre verificar o desempenho energético do mesmo. Pela Etiqueta Nacional de Conservação de Energia fica fácil ver o nível de eficiência de cada produto, em comparação com outros da mesma categoria. A classificação vai de A até E, sendo A o menor consumo. No caso de produtos a gás, são etiquetados aquecedores de água, fogões e fornos. Sempre que possível, opte por produtos A.


O resultado disso é uma diminuição significativa dos seus gastos com gás já nos primeiros meses. Kuster afirma que, no caso dos fogões, a redução do consumo pode chegar a 60%. Para fornos, a diferença entre um produto classificado como E e A é de até 40%. Já os aquecedores, têm potencial de melhoria de 30%.


Quem busca o aparelho mais eficiente do mercado pode procurar pelo certificado Conpet. Segundo Kuster, depois de classificar os produtos de acordo com seu desempenho energético, o Inmetro concede esse selo como um prêmio para os aparelhos a gás mais eficientes. Isso facilita a vida do consumidor, e ainda serve de estímulo para as outras empresas melhorarem seus produtos.


Além de classificados de acordo com o desempenho, todos os aparelhos que recebem etiquetas do Inmetro, foram aprovados por testes de segurança. Garantia de que você não está expondo sua família a nenhum risco. Vale lembrar, que o governo reduziu o Imposto sobre produtos Industrializados (IPI) de eletrodomésticos linha branca com índice de eficiência A. Agora, o valor de um fogão com menor consumo de gás é praticamente o mesmo dos outros disponíveis no mercado. A medida vale até dia 31 de março. Até lá, preço não é desculpa para deixar de investir em eficiência.

Nenhum comentário: