segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TRATADO FISCAL DA UE


Será difícil ficar no euro com rejeição de tratado, diz Irlanda


DUBLIN, 30 Jan (Reuters) - Será difícil que a Irlanda permaneça na zona do euro se os eleitores rejeitarem a proposta de tratado fiscal da União Europeia, disse a ministra irlandesa para Assuntos Europeus, Lucinda Creighton, nesta segunda-feira.

"Se, de alguma forma, nós decidirmos não participar disso e permitirmos que os outros 16 membros da zona do euro sigam em frente e tentem encontrar uma solução sem nós, eu acho que seria quase impossível para nós continuarmos como parte da união monetária", disse Lucinda à rede estatal RTE.
Espera-se que os líderes europeus aprovem o pacto fiscal nesta segunda-feira para endurecer as regras orçamentárias. O governo irlandês decidirá se fará um referendo sobre o tratado nas próximas semanas, disse a ministra.
Os cidadãos irlandeses - que têm o direito de votar em transferências importantes de poder para Bruxelas - são vistos como um dos maiores desafios para a reforma fiscal do bloco. A população já rejeitou duas vezes mudanças em tratados da UE antes de votar em versões modificadas.

Nenhum comentário: