segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MERCADO BRASILEIRO


Mercado se abre para as captações externas


As empresas brasileiras estão aproveitando o boom de emissões de dívida para ampliar suas captações externas a custos atrativos. Após um segundo semestre hostil, as captações de países emergentes iniciaram o ano em grande forma. Na semana passada, papéis de governo e empresas desses países obtiveram US$ 13 bilhões nos mercados externos, o maior volume semanal desde o início do ano passado, segundo a Dealogic. O sinal mais claro dessa recuperação são os dois lançamentos preparados para esta semana, da subsidiária americana da JBS nos Estados Unidos e do banco Banrisul, companhias com risco mais elevado. Petrobras e CSN também cogitam emissões.
Os bancos de investimento já esperam que tanto o volume de emissões quanto o número de operações superem o do primeiro trimestre de 2011, quando foram captados US$ 12,245 bilhões em 16 operações de lançamento de bônus. Já se fala em até US$ 18 bilhões em emissões nos primeiros três meses de 2012. “O apetite está muito grande por emissões brasileiras”, diz Leandro Miranda, diretor do Bradesco BBI.
Até o fim do primeiro trimestre, os bancos já apostam na volta das operações em reais, a princípio para empresas de primeira linha, como as companhias de energia ou telecomunicações. Desde o agravamento da crise do euro, no segundo semestre, emissões em moeda local caíram em desgraça por desvalorizações significativas em vários países, como Brasil, África do Sul e Turquia.
“O mercado mudou de forma muito rápida”, diz João De Biase, diretor do Itaú BBA. Por isso, as companhias correm para repetir a estratégia que deu certo em 2011, antecipando as captações com o receio de que tudo possa piorar novamente na Europa.
As cinco emissões realizadas em 2012 — incluindo a do Tesouro, que abriu o ano — trouxeram para o país US$ 4,125 bilhões, segundo levantamento do Valor Data, com captações da Vale, Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. A demanda foi superior a pelo menos quatro vezes o total oferecido.

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