domingo, 29 de janeiro de 2012

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL


Capitalismo é posto em xeque no Fórum Econômico Mundial


Quando crises assim acontecem, é hora de se falar em mudanças no sistema capitalista. Mas que mudanças seriam essas?


O Fórum Econômico Mundial, que reúne em Davos, na Suíça, as principais economias do mundo acontece este ano em um momento delicado, principalmente na Europa. A crise é persistente e abrangente – e tudo indica que não vai terminar tão cedo. Quando crises assim acontecem, é hora de se falar em mudanças no sistema capitalista. Mas que mudanças seriam essas?
O Fórum Econômico este ano acontece logo depois de um artigo distribuído pelo mundo inteiro, escrito pelo seu presidente Klaus Schwab, comentando o fato de o capitalismo do jeito como é conhecido não cabe mais no mundo de hoje. É uma frase audaciosa para um fórum que estuda as consequências e repercussões que o sistema capitalista vem provocando na sociedade. É uma frase que veio para valer ou é só retórica?
“Há um exagero. Deve-se ter um pouco de calma nessas visões catastróficas sobre o capitalismo”, defende Fernando Luiz Schüler, cientista político do Ibemec-RJ. “O capitalismo é um regime que, de fato, é sujeito a crises. Ele tem instabilidades”, aponta o economista Alexandre Schwartsman.

Nenhum comentário: