terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MUDANÇA NA PETROBRÁS

Graça Foster é indicada para a presidência da Petrobrás


Diretora de Gás e Energia trabalha na empresa há 32 anos. Esta é a primeira vez que a estatal deve ser comandada por uma mulher.


A notícia fez as ações da Petrobrás subirem de cotação: vai ter mudança na presidência. A estatal deve ser comandada, pela primeira vez, por uma mulher. A substituta de José Sérgio Gabrielli já foi indicada: é Maria das Graças Foster.
José Sérgio Gabrielli está de saída. Graça Foster trabalha na Petrobras há 32 anos e agora vai comandar a empresa, que no ano passado perdeu quase R$ 90 bilhões em valor de mercado. As ações caíram mais de 40% nos últimos dois anos. José Sérgio Gabrielli tem uma explicação.
“Não concordo com essa crítica, porque na realidade a política de preços nossa é uma política que estabiliza a receita no longo prazo. Em certos momentos, você tem uma situação em que os acionistas minoritários são prejudicados porque a rentabilidade é menor. Mas em outros momentos, eles são beneficiados. Eu diria em 2009 e 2010 nós mantivemos preços acima do mercado internacional. A Petrobras não pode manter os preços brasileiros completamente descolados dos preços internacionais, porque a economia brasileira é uma economia aberta”, afirmou o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
Maria das Graças Foster tem currículo. Ela se formou em engenharia química, fez pós-graduação em engenharia nuclear e MBA em economia. Em 2007, foi eleita diretora da área de Gás e Energia. É também presidente da Petrobrás Gás S.A (Gaspetro) e faz parte dos conselhos de administração de cinco empresas da área de combustíveis.
Desde 2010, Graça Foster já aparecia nos rankings de revistas e jornais internacionais especializados em economia como uma das dez executivas mais poderosas da América Latina e entre as 15 melhores gestoras do Brasil. Agora ela vai ocupar a presidência de uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a Petrobrás.
José Sérgio Gabrielli fez um balanço dos seis anos que ficou no comando da empresa e do que deixa para a próxima administração.

“Estou saindo com o pré-sal já consolidado, já estamos produzindo mais de 150 mil barris por dia do pré-sal. Nossa perspectiva de crescimento da produção de pré-sal é a maior perspectiva de crescimento do país. Porém, nossa maior produção continuará vindo de fora do pré-sal. Estará vindo dos poços e dos campos do pós-sal. Estamos chegando no final de um ciclo. E a diretora Graça, que provavelmente me substituirá, fará a continuidade deste processo, levando a companhia a desenvolver as riquezas que já encontrou”, disse José Sérgio Gabrielli.


Nenhum comentário: