Carros elétricos da Audi terão som sintético para alertar
pedestres
Piano digital,
alto-falantes e software especial são usados no projeto.
Som é gerado conforme
rotação do motor elétrico, carga e velocidade.
A Audi desenvolveu um som sintético
especial para os carros elétricos da linha e-tron. Como o motor elétrico produz
um ruído muito baixo, que chega a ser inaudível para pedestres, a montadora
resolver criar um som que é regenerado a cada milésimo de segundo, pelo próprio
carro.
Batizado de e-Sound Audi, o recurso foi desenvolvido com a ajuda
de um software especial. O engenheiro responsável pelo projeto, Rudolf
Halbmeir, e sua equipe compõem, ouvem, alteram e aperfeiçoam os sons com a
ajuda também de um piano digital, dois alto-falantes com qualidade de estúdio
próximos ao computador e uma pilha de revistas sobre música ao lado.
"Nossa unidade de controle recebe constantemente
informações do veículo sobre a rotação do motor elétrico, a carga, a velocidade
e outros parâmetros. A partir destes dados geramos o som", conclui o
engenheiro Rudolf Halbmeier.
Som sintético da Audi acompanha a rotação do motor e se renova a cada milésimo de segundo
O som
de um carro é emocional, não intelectual. Por mais que a mente não registre
constantemente os sons do carro na estrada, eles sempre estão presentes e
exercem um papel essencial na experiência de condução de um veículo. Os sons
emitem sinais: baixas frequências expressam potência e serenidade; médias
demonstram esportividade e agilidade.
"O ronco do motor de um carro é semelhante à música",
diz Halbmeir. O som é uma qualidade especialmente empolgante de um veículo, que
pode ser descrita em termos físicos, mas precisa ser experimentada.
"Criar um bom design de som é uma tarefa complexa",
explica o Dr. Ralf Kunkel, diretor de acústica da Audi. "Reunimos muita
experiência com o passar dos anos e, com isso, aprendemos a amplificar as
frequências agradáveis e eliminar os ruídos indesejáveis".
Nenhum comentário:
Postar um comentário