Alemães criam carro que 'encolhe' e pode ser acoplado a
outros
Veículo é elétrico e deverá ser visto primeiro em aeroportos e portos.
Para facilitar manobras, ele gira em um eixo de 360 graus.
Em até
10 anos, será possível enviar uma mensagem do celular para o seu carro sair do
estacionamento e buscá-lo no trabalho. É o que dizem os cientistas da DFKI
Robotics Innovation Center (RIC), companhia alemã especializada em inteligência
artificial que desenvolveu o EO – Smart Connecting Car 2, apresentado como o
carro do futuro. Equivalente a um robô com assento, o veículo pode mudar sua
altura e comprimento, ser dirigido na lateral ou diagonal e girar num eixo de
360 graus.
Para facilitar sua mobilidade e fazer o carro caber em espaços
pequenos-, o motorista pode fazer o carro ir de 2,1m para 1,6 m de altura ou
encolher de 2 m de comprimento para menos de meio metro. A bateria do EO -
Smart Connecting Car leva entre 6 e 8 horas para recarregar e tem autonomia de
até 100 km, também segundo os criadores. No vídeo de divulgação, a DFKI mostra
que o veículo, quando estiver com pouca bateria, poderá ser acoplado a outros,
que dividirão a carga.
Atualmente, o carro pesa 700 kg, mas o objetivo da empresa é
deixá-la ainda mais leve. A velocidade máxima, por enquanto, é de 20 km/h. Isso
porque, segundo Timo Birnschein, líder técnico do projeto, o carro foi
desenvolvido, primeiro, para ser usado na logística de espaços como aeroportos
ou portos. "Para esse público, o veículo estará disponível à venda dentro
de 3 ou 4 anos", prevê. Pessoas comuns interessadas em ter o veículo-robô
na garagem vão ter de esperar pelo menos 10 anos, tempo estimado para
simplificar a baratear o produto, que deve chegar ao mercado por 15 a 25 mil
euros (de R$ 35,6 mil a R$ 47,5 mil, na cotação da última quinta), calcula a
DFKI.
Desenvolvido dentro de 15 meses, o protótipo do EO ainda passará
por ajustes. Dez cientistas trabalham no seu desenvolvimento tecnológico, que
será finalizado em 2014. No futuro, será possível, por exemplo, ativar o
comando "pick me up in my position", no qual você envia uma mensagem
do celular e o carro sai do estacionamento para buscá-lo. “Nosso trabalho está
voltado para tornar o mecanismo do EO o mais acessível e simples
possível", resume Birnschein.
Outros minicarros
Outras empresas têm projetos de minicarros elétricos. Um modelo parecido com o alemão foi mostrado em janeiro passado pelo consórcio empresarial espanhol Hiriko-Afypaida. O carrinho chamado Hiriko também tem a capacidade de mudar de tamanho e é estudado para ser usado em um projeto de aluguel por trechos como o que existe atualmente em Paris.
Grandes montadoras também estão de olho nesse nicho. A General
Motors, por exemplo, tem o EM-V,
visto em diversos salões dos últimos 2 anos. O carro para dois ocupantes chegou
a ser testado nas ruas da China em 2010. Na época, a previsão é que chegasse ao
mercado só em 2030.
No Salão do Japão,
em dezembro passado, a Nissan mostrou o Pivo 3, que obedece ao comando do
celular e sai sozinho da garagem para esperar o dono. Outros diversos modelos
foram mostrados pela Suzuki, a Honda e a Daihatsu, braço da Toyota para esse
segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário