Carro voador deve ter versão
comercial em 2014
Haia, 10
abr (EFE).- A empresa holandesa PAL-V quebrou a famosa frase de Calderón de la
Barca que diz "os sonhos, sonhos são" ao tornar realidade a fantasia
de criar um carro voador, cuja versão comercial poderia sair à venda em 2014.
"Estamos buscando investidores em todo mundo para conseguir
os 10 ou 15 milhões de euros que faltam para lançar a versão comercial do carro
voador, e esperamos que isso ocorra em 2014", disse à Agência Efe, Robert
Dingemanse, um dos cofundadores da firma.
O diretor disse estar "orgulhoso de demonstrar que é possível
fazer um carro voador". Nesta semana, após o período de provas, o veículo
realizou um voo inaugural bem-sucedido, com o qual fechou a fase experimental e
abriu a preparação para saída ao mercado.
Na etapa inicial, a empresa contou com um orçamento de 8,5 milhões
de euros, 6 deles fornecidos pelo setor privado e 2,5 provenientes dos cofres
públicos, oriundos dos orçamentos de três ministérios.
O automóvel de ar e terra (PAL-V, em sua sigla em inglês) funciona
em solo como um veículo esportivo, capaz de alcançar 180 km/h e com um desenho
aerodinâmico de três rodas que "combina a comodidade de um carro com a
agilidade de uma motocicleta".
No ar, o PAL-V voa como um girocóptero graças ao movimento gerado
por lâminas situadas na parte superior e ao empurrão de uma hélice dobrável. A
velocidade máxima no ar é também de 180 km/h e a autonomia de voo é de 350 a
500 quilômetros.
"O projeto começou graças ao financiamento do nosso sócio
John Bakker, com o qual pensamos em mudar a forma de voar para poder deslocar
de porta a porta", explicou Dingemanse.
Para pôr em prática a iniciativa, os inventores contaram com
profissionais de alto nível vinculados ao Laboratório Aeroespacial Holandês e a
Universidade de Delft, que se encarregaram de desenvolver a tecnologia.
A empresa planeja agora poder lançar em 2014 os 30 primeiros
modelos ao mercado e aumentar o fornecimento no primeiro ano a até cem
unidades. "Em um primeiro momento pensamos como possíveis clientes
cidadãos comuns, mas também em profissionais como policiais, médicos e até
empresas de transportes", indicou o diretor.
Para poder dirigir o PAL-V não serão necessárias infraestruturas
especiais, pois o automóvel cumpre com as regulações existentes nos principais
mercados e não requer outro combustível diferente da gasolina.
Os motoristas interessados deverão tirar não somente a permissão
de dirigir, mas também uma licença privada de vôo. No entanto, há um
complicador maior: o preço. Estima-se que o veículo custará entre 250 mil e 500
mil euros.
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