sábado, 25 de fevereiro de 2012

ABSURDO - PROJETOS PRONTOS SÃO VENDIDOS


Projetos prontos para vereadores são vendidos pela internet


Página foi criada há dez anos por ex-vereador do Paraná.
Projetos são separados por temas e prometem mandato mais eficiente.


Vereadores com preguiça de pensar nem precisam mais se preocupar: um ex-vereador no Paraná vende, pela internet, projetos prontos para serem apresentados. São mais de mil, para qualquer área.
O site já vende pronto aquilo que deveria ser o trabalho do vereador. A página foi criada há dez anos e promete um mandato mais eficiente a vereadores com dificuldade de propor sozinhos ideias para os municípios.
"Temos centenas de projetos de lei de interesse popular, com justificativas, prontos para você estar na boca do povo e realizar um bom mandato", diz o texto.
Os projetos são separados em vinte temas, como saúde, educação, segurança e lazer. Entre as sugestões estão desde projetos para conceder isenções de impostos como o IPTU até a proposta que cria o dia do torcedor corintiano na cidade.
Os projetos são vendidos em pacotes. Dez custam R$ 200, 20 por projeto. Quem compra mais tem desconto. O pacote de cem custa R$ 1.200, 12 por projeto.
O criador da ideia já foi vereador em Campo Mourão, no Paraná. José Gilberto de Souza se orgulha de ter vendido projetos de lei para municípios de todos os estados do Brasil. "O estado que sempre mais pede é São Paulo, depois Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, o Paraná, e aí vai descendo. O que não pode é o vereador pegar dinheiro público pra comprar projeto, mas sendo dele não tem problema nenhum", declara.
Esse tipo de comércio não é ilegal. Pode ser enquadrado como uma consultoria, mas advogados e cientistas políticos ouvidos pelo Jornal da Globo questionam a moralidade do parlamentar que lança mão desse tipo de manobra como essa pra mostrar serviço.
"Eu vejo principalmente um problema político que mostra a incapacidade, o despreparo, dos nossos vereadores, que muitas vezes não sabem qual é o papel e como eles devem trabalhar no Legislativo para o bem da comunidade", diz Ricardo Costa de Oliveira, cientista político.

Nenhum comentário: