segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SAFRA DA MAÇÃ CATARINENSE


Clima atrapalha desenvolvimento da safra da maçã na Serra Catarinense


Dias mais frios do começo do ano atrasaram o início da colheita.
Santa Catarina responde por 49% da safra brasileira de maçã.


Em primeiro momento, parece que as frutas estão prontas para serem colhidas, mas não é isso que está acontecendo na região da Serra Catarinense. Segundo a Amap, Associação de Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina, a colheita era para ter começado nesta semana, mas a expectativa é que aconteça só depois do dia 20. A temperatura foi o principal empecilho para o atraso. "O clima foi um pouco mais frio, dias e noites frios não são bons para a maçã", conta o agrônomo Sálvio Proença.
O atraso não deve comprometer a qualidade do fruto, mas o tamanho será prejudicado. Outro problema dos produtores da Serra Catarinense são as frequentes chuvas de granizo que caíram na região durante a maturação da fruta.
Em um pomar, por exemplo, mais de 80% da produção foi perdida. A qualidade do fruto ficou comprometida e a safra atingida pelo granizo vai ter que ser destinada à indústria com um preço bem inferior do esperado pelo produtor. "A maçã atingida pelo granizo vai sair por R$ 0,10 e a maçã boa vai ter que ter um preço melhor, esperamos um valor em torno de R$ 1 o quilo", explica Rogério Pereira, presidente da Amap.

Nenhum comentário: