quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NEGÓCIOS DA ALEMANHA


Clima de negócios da Alemanha sobe pelo quarto mês seguido


BERLIM, 23 Fev (Reuters) - O clima de negócios da Alemanha subiu em fevereiro para o maior nível em sete meses, oferecendo mais evidências de que a maior economia da Europa está se recuperando e se afastando da recessão que atinge seus parceiros da zona do euro.
O instituto Ifo, sediado em Munique, disse nesta quinta-feira que o seu índice de sentimento de negócios, baseado em uma pesquisa mensal com cerca de 7 mil empresas, subiu para 109,6 em fevereiro, superando as expectativas de 108,8. Esse foi o maior nível desde julho de 2011 e marcou o quarto aumento consecutivo.
"No momento, isso não se parece com uma recessão. A economia da Alemanha aparenta estar robusta, a situação doméstica é particularmente estável", afirmou à Reuters o economista do Ifo Klaus Abberger.
Mas Abberger também disse que os riscos continuam, especialmente os oriundos da crise da dívida soberana da zona do euro, que atinge a Europa há dois anos e ameaça derrubar a Grécia.
A Alemanha mostrou resiliência ante a desaceleração vista em todos o restante da Europa, mas as suas perspectivas ficaram um pouco nebulosas no começo desta semana, quando o índice de gerentes de compras mostrou que o crescimento dos setores manufatureiro e de serviços desacelerou em fevereiro.
Ainda assim, o subíndice do Ifo sobre expectativas mostrou que os investidores continuam confiantes. A leitura subiu para 102,3, de 100,9 em janeiro.
"Pouco a pouco a economia se recupera, apesar de haver dificuldades vindas do sul da Europa e também dos preços de petróleo", disse Rainer Sartoris, do HSBC Trinkhaus.

Nenhum comentário: