segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

QUEDA NA PRODUÇÃO DE GRÃOS NO RS E PR


No RS, estiagem causa prejuízo em lavouras de soja, milho e arroz

Estado deve colher cerca de 18,5 milhões de toneladas dos grãos.
Soja, milho e arroz são as principais culturas de verão do RS.

A chuva no Rio Grande do Sul não foi suficiente para amenizar os problemas da estiagem registrada há vários meses em algumas regiões do estado. A região de Cruz Alta, uma das que mais produz grãos no estado, é uma das mais prejudicadas pela seca.
O agricultor Maurício de Bortolli diz que as chuvas foram isoladas e irregulares. Nas áreas onde o volume de água foi maior, as plantas recuperaram um pouco o potencial produtivo. "A soja conseguiu emitir um número expressivo de flores. Se continuar regularizando a chuva até o mês de março, ela conseguirá compensar um pouco o potencial produtivo que perdeu entre os meses de novembro e dezembro. Nessa lavoura, se tudo correr bem até o final do mês de março, que é a expectativa de colheita, previsão é de colher de 30 a 35 sacas por hectare. Em um ano bom, a região tem potencial para cerca de 55 a 60 sacas tranquilamente”, explica.
Na propriedade em Fortaleza dos Valos a chuva será importante nos próximos dias. A soja está no início do desenvolvimento porque teve de ser semeada novamente depois que um incêndio destruiu o primeiro plantio que havia sido feito. O agricultor Moacir Medeiros acredita que um toco de cigarro jogado da beira da estrada pode ter provocado o incêndio. Ele lembra que o tempo seco, a grande quantidade de palhada no solo e o vento ajudaram para que as chamas devastassem a lavoura rapidamente. "Em questão de meia hora queimou 58 hectares", calcula.
Como o solo perdeu nutrientes e o plantio foi feito fora da época recomendada, o produtor sabe que não terá uma grande colheita, mas espera ao menos bancar parte dos custos da safra. "O ideal era que chovesse de 15 a 20 milímetros por semana, aí a gente poderia ter uma produtividade de até 30 sacas por hectare”, avalia.
O Rio Grande do Sul deve colher cerca de 18,5 milhões de toneladas de soja, milho e arroz, as principais culturas de verão. Dulphe Pinheiro Machado Neto, agrônomo da Emater/RS, explica que o arroz deve perder em torno de 7%, o milho 42% e a soja 22%. 




Seca causa queda na produção de grãos principalmente no RS e PR


Levantamento da Conab prevê redução de 5 milhões de toneladas na safra.
Para o IBGE, a produção deverá ficar em 158,7 milhões de toneladas.


A CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, prevê uma safra de 157 milhões de toneladas, com redução de cinco milhões em relação à safra anterior. A soja cai 8,1% e o arroz, 17,9%.
A seca causou a queda na produção de grãos. O problema climático afetou principalmente o Rio Grande do Sul e o Paraná, onde na estiagem as lavouras estavam em fase de floração e frutificação.
“A estiagem vem se acentuando desde novembro e principalmente a partir de meados de dezembro nós tivemos um comportamento de déficit hídrico muito acentuado nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul”, explica Sílvio Porto, diretor de política agrícola da Conab.
O milho contribui para que esta safra não seja ainda menor. A produção deve crescer 6%, ou seja, ficar em 3,4 milhões de toneladas.
“Foi a expectativa de bom preço da questão do milho. O produtor se motivou, plantou mais e isto foi de uma forma geral. Segundo foram as condições de crescimento em parte do processo de tecnologia. O uso maior de fertilizantes tem crescido, mas também as condições climáticas nessas regiões têm favorecido o aumento da produção do milho da segunda safra”, diz Caio Rocha, secretário de política agrícola – Mapa.
O IBGE também divulgou uma estimativa para a safra de grãos. Para o instituto, que adota o calendário de janeiro a dezembro, a produção deverá ficar em 158,7 milhões de toneladas.

Nenhum comentário: