Empresas aéreas terão que informar a clientes índice de
atraso de voos
Medida deve valer a partir de junho para rotas nacionais e internacionais.
Passageiros serão informados no ato da compra da passagem.
Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac) vai obrigar todas as empresas aéreas que operam no Brasil – nacionais ou
estrangeiras – a informar o percentual de atraso e cancelamento de seus voos no
momento em que o cliente for comprar a passagem.
A resolução
foi aprovada na terça-feira (28) pela diretoria da agência. As empresas aéreas
começam a cumprir a determinação 90 dias após a sua publicação – que será no
mês de março, mas cuja data ainda não foi definida.
A partir de junho, portanto, os passageiros serão informados
sobre o índice de atraso e de cancelamentos na rota em que está comprando a
passagem. O serviço será obrigatório e automático, independente do canal
utilizado para fazer a compra do bilhete, e vale para voos regulares, tanto
nacionais quanto internacionais.
Os índices de atraso e cancelamento serão aferidos pela Anac,
que os repassará às empresas aéreas. Os dados informados aos clientes terão
sempre como base a média registrada na rota no mês anterior. O não cumprimento
da determinação pode resultar em multa de até R$ 10 mil.
O objetivo da medida é oferecer ao cliente a possibilidade de
comparar os índices de atraso e cancelamento das empresas para decidir por qual
delas pretende voar.
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