quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

NOVA RESOLUÇÃO DA ANAC


Empresas aéreas terão que informar a clientes índice de atraso de voos

Medida deve valer a partir de junho para rotas nacionais e internacionais.


Passageiros serão informados no ato da compra da passagem.

Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai obrigar todas as empresas aéreas que operam no Brasil – nacionais ou estrangeiras – a informar o percentual de atraso e cancelamento de seus voos no momento em que o cliente for comprar a passagem.
A resolução foi aprovada na terça-feira (28) pela diretoria da agência. As empresas aéreas começam a cumprir a determinação 90 dias após a sua publicação – que será no mês de março, mas cuja data ainda não foi definida.
A partir de junho, portanto, os passageiros serão informados sobre o índice de atraso e de cancelamentos na rota em que está comprando a passagem. O serviço será obrigatório e automático, independente do canal utilizado para fazer a compra do bilhete, e vale para voos regulares, tanto nacionais quanto internacionais.
Os índices de atraso e cancelamento serão aferidos pela Anac, que os repassará às empresas aéreas. Os dados informados aos clientes terão sempre como base a média registrada na rota no mês anterior. O não cumprimento da determinação pode resultar em multa de até R$ 10 mil.
O objetivo da medida é oferecer ao cliente a possibilidade de comparar os índices de atraso e cancelamento das empresas para decidir por qual delas pretende voar.

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