quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

APURAÇÃO DO DESFILE DO RIO - REGRAS


Confira regras para apuração do desfile das escolas do Rio


Segundo Liesa, 40 jurados deram notas de 9 a 10, para dez quesitos.
13 escolas disputam título de campeã do carnaval; duas serão rebaixadas.


Treze agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro vão disputar nesta quarta-feira (22) o título de campeã do carnaval. Duas das escolas serão rebaixadas ao Grupo de Acesso A. O resultado será conhecido após a apuração das notas dos 40 jurados.
Cada um dos dez quesitos (enredo, conjunto, alegorias e adereços, comissão de frente, samba-enredo, evolução, harmonia, bateria, mestre-sala e porta-bandeira e fantasias) terá quatro julgadores, sendo descartada a nota menor.
Cada quesito terá quatro julgadores, e não mais cinco como em anos anteriores. Haverá o descarte apenas da menor nota, valendo, dessa forma, as três maiores notas.
Outra mudança é que as notas válidas com decimais serão de 9,00 a 10,00. Antes elas variavam de 8,0 a 10,0, com decimais.
As escolas também poderão ganhar uma bonificação de 0,1 por julgador, por quesito. Mas a Liesa ressalta que essa regra estará vigente de forma experimental. Cada um dos 40 julgadores poderá, se quiser, conceder 0,1 de bônus em seu quesito, a apenas uma escola. Segundo a Liesa, a bonificação não será computada no resultado da escola.
O bônus não será divulgado no momento da apuração, mas apenas quando forem apresentadas as justificativas. A ordem de leitura dos quesitos e o critério de desempate serão decididos pela manhã.
A ordem dos desfiles do Grupo Especial foi definida após um sorteio. A escola campeã do Grupo de Acesso A em 2011 abriu a primeira noite de apresentações.
Na primeira noite se apresentaram Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel.

No segundo dia de desfiles, foi a vez de São Clemente, União da Ilha, Salgueiro, Managueira, Unidos da Tijuca e Grande Rio.
O desfile das campeãs acontecerá no dia 25 de fevereiro (sábado).
Cada escola precisou desfilar com, no mínimo, 2,5 mil componentes, 70 baianas, 200 ritmistas, e cinco a oito carros alegóricos. O não cumprimento acarretou na penalização de 0,5 ponto para cada infração.


Confira algumas regras básicas do carnaval do RJ
         
Mínimo
 Máximo
Tempo de desfile
65
82
Componentes
2,5 mil
---
Bateria
200
---
Alegorias
5
8
Diretoria
----
250
Comissão de frente (componentes)
10
15
Baianas
70
---
Mestre-sala e porta-bandeira
1
---





Nenhum comentário: