sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É "COLONOSCOPIA"?


Exame é fundamental para prevenir câncer de intestino, dizem médicos


A colonoscopia é um exame feito com uma micro câmera que mostra em tempo real o interior do intestino.


O nome é comprido e um pouco difícil de falar – colonoscopia –, mas vai se ouvir falar dele cada vez mais. Pesquisadores americanos comprovaram que esse exame é fundamental para prevenir o câncer de intestino.
A boa notícia vem de um centro de tratamento de câncer em Nova York. Os pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering acompanharam 2.602 pacientes durante 20 anos, todos com pólipos no intestino, uma lesão parecida com uma pequena verruga que pode se transformar em câncer.
O pólipo só foi descoberto porque esses pacientes foram submetidos à colonoscopia, um exame feito com uma microcâmera que mostra em tempo real o interior do intestino. A imagem revela qualquer anormalidade e dá ao médico a chance de agir antes de o câncer se instalar.
Os pesquisadores do hospital compararam o índice de mortes provocadas por câncer no intestino entre dois grupos. O primeiro fez colonoscopia e o segundo, não. No grupo de pacientes com pólipos e submetidos à colonoscopia, o número de mortes caiu pela metade.
A doutora Ann Zauber, que coordenou a pesquisa, diz que um estudo tão longo assim é a prova definitiva de que a colonoscopia realmente oferece proteção contra o câncer. No Brasil, o câncer de intestino é o terceiro mais comum na população em geral e deve atingir pelo menos 30 mil pessoas este ano.
Ao saber que os brasileiros adoram churrasco, a doutora Zauber fez um alerta: a carne vermelha é um fator de risco para o câncer no intestino, além do fumo e da obesidade. “Para se proteger, recomendo atividade física, frutas e verduras. O estilo de vida saudável ainda é a melhor prevenção”, afirma.

Nenhum comentário: