segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CANDIDATOS A ASTRONAUTAS


NASA recebe 6372 candidaturas para turma de astronautas 2013


Número só perde para os candidatos da turma de1978

Há quem diga que os tempos de ouro da Nasa já passaram. Porém, a agência recebeu 6372 solicitações de candidatos para compor a turma que começará em 2013. Trata-se de um número considerado pela agência o dobro do habitual, e o segundo maior de toda a história do programa espacial.
Esse número só perde para os candidatos de 1978. Naquele ano, mais de oito mil solicitações de astronautas com vontade de trabalhar na Nasa.
Foram dois meses de seleção. O anúncio da abertura do processo foi feito em novembro de 2011. Os astronautas selecionados vão dar continuidada as missões da ISS (Estação Espacial Internacional) e ajudar a construir a nave espacial Orion para além da órbita terrestre.
Segundo comunidado da Nasa), o prazo de inscrições venceu em 27 de janeiro. A partir de agora, a agência parte para um longo processo de seleção. Depois, vem a aplicação das primeiras provas.
A equipe da Nasa vai revisar os 6372 currículos e aplicará uma prova de qualificação. O comitê de seleção identificará os candidatos altamente qualificados e determinará quem continua para os testes médicos e as próximas entrevistas. Um dos pré-requisitos é ser cidadão norte-americano.
A expectativa é que o comitê tome sua decisão final somente em 2013, quando serão iniciados os dois anos de treinamento dos novos astronautas. A Nasa garante já estar muito satisfeita com o número grandioso.

Nenhum comentário: